Formação docente em Ensino de Ciências: uma reflexão a partir da epistemologia da ignorância
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620162119663Palavras-chave:
Formação de professores. Epistemologia da prática. Realidades colaterais. Incertezas. Espaços de hesitação.Resumo
Neste artigo apresentamos algumas reflexões oriundas de nossas pesquisas em formação docente. Para tanto, trazemos as contribuições dos estudos dos sistemas de produção de ignorância, da epistemologia da prática e dos estudos de produção de realidades colaterais para pensar esses processos de capacitação profissional. O primeiro referencial nos propicia repensar as premissas que sustentam as pesquisas tradicionais que sustentam a noção de déficit e que não valorizam os saberes que são produzidos na prática, perpetuando um distanciamento entre a academia e a escola. O segundo referencial nos conduz a investigação in loco e nos desafia a desvelar e socializar os saberes que são produzidos por docentes quando envolvidos nas múltiplas tarefas do ensinar. Por último, ressaltamos como os diferentes sujeitos, objetos e processos têm efeitos performativos sobre a realidade, o que possibilita a criação de novas entidades e relações com o mundo. Terminamos com a sugestão de criarmos espaços de hesitação para pensarmos a formação docente.Downloads
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Publicado
2016-06-17
Como Citar
Rodrigues e Silva, F. A., & Coutinho, F. Ângelo. (2016). Formação docente em Ensino de Ciências: uma reflexão a partir da epistemologia da ignorância. Educação Em Foco, 21(1), 197–214. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119663
Edição
Seção
Artigos
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