Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620162119657Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Formação Continuada de Professores. Educação das Relações Étnico-Raciais. Combate ao Racismo.Resumo
Este texto busca identificar concepções e práticas de um grupo de docentes, participantes de um curso de formação continuada, relativas ao combate ao racismo por meio do ensino de Ciências. Dito de outra forma, buscou-se compreender o papel assumido pelas aulas de Ciências na educação de relações étnico-raciais justas entre os/as estudantes. A metodologia utilizada, inspirada na fenomenologia de Merleau-Ponty, contribuiu para identificar que os processos educativos são produzidos nas experiências e no pensar sobre o vivido, em espaços marcados pelas relações sociais: étnico-raciais, de gênero e de classe social. Ao percorrer o caminho trilhado para atingir o objetivo do estudo, foram reveladas formas – conteúdos, posturas, atividades – pelas quais o ensino de Ciências pode contribuir para uma educação mais ética.Downloads
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Publicado
2016-06-17
Como Citar
Verrangia, D. (2016). Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educação Em Foco, 21(1), 79–103. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119657
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Artigos
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