Educação de Jovens e Adultos, Educação em Ciências e Currículo: diálogos potentes

Autores

  • Mariana Cassab

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620162119653

Palavras-chave:

EJA, Educação em Ciências e Biologia, Teorias de Currículo

Resumo

Perspectivado pelo campo do currículo, este ensaio tem como intenção desenvolver uma reflexão sobre o ensino de Ciências e Biologia ambientada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O convite é interpelar esses conhecimentos na escola como de natureza complexa e singular. Posicionar os educadores da EJA como intelectuais que produzem saberes e situar seu educando como um cidadão detentor de cultura que tem o direito de acesso à educação científica. Nesse movimento, reconhecer as potencialidades heurísticas e políticas que o olhar curricular imprime às tarefas de compreender aspectos que tocam: (i) a formação e ação curricular dos educadores de Ciências e Biologia da EJA; (ii) os educandos da EJA em face dos contextos de formação docente e da construção curricular nessas áreas do saber e (iii) a pesquisa em Educação em Ciências nessa modalidade de ensino específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cassab

É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua no programa de Pós-Graduação em Educação FACED/UFJF. Atualmente É diretora da Regional-4 (MG/GO/TO/ Brasília) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia e coordenadora do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC/FACED/UFJF). É mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/ UFRJ e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Foi professora do Ensino Fundamental e coordenadora da ênfase “Ensino de Ciências e Biologia”, no curso de pós-graduação lato-sensu “Saberes e Práticas na Educação Básica” (CESPEB/UFRJ) (2011-2013). Também participou como conselheira da Regional-2 (RJ/ES) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (2009-2013). Participa dos grupos de pesquisa: Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC-UFJF); Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (LIEJA/ UFRJ) e Currículo, Docência & Cultura (CDC/UFF), com especial interesse nos seguintes temas: Currículo, Educação em Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos, história das disciplinas escolares, conhecimento escolar, cultura escolar e formação docente.

Downloads

Publicado

2016-06-17 — Atualizado em 2022-01-19

Versões

Como Citar

Cassab, M. (2022). Educação de Jovens e Adultos, Educação em Ciências e Currículo: diálogos potentes. Educação Em Foco, 21(1), 13–38. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119653 (Original work published 17º de junho de 2016)

Edição

Seção

Artigos