A (TRANS) formação humana na perspectiva foucaultiana: interpelações à educação escolar e à docência na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620152019634Palavras-chave:
Formação humana, Michel Foucault, Arte de viver, Psicagogia, Educação escolar.Resumo
O tema da formação humana vem sendo objeto de uma longa discussão no âmbito dos estudos em Filosofia da Educação. O presente artigo procura abordar esse tema a partir do pensamento de Michel Foucault e, ao privilegiar essa perspectiva teórica, apresentar uma de suas faces mais radicais, objetivando vistas a discutir as possibilidades da restituição do sentido formativo da educação escolar e da docência na atualidade. Para isso, recorremos à obra e aos últimos cursos desse filósofo, particularmente, ao momento em que articula sua ontologia crítica à estética da existência, ao seu retorno aos gregos para problematizar no presente a filosofia e a pedagogia e aos conceitos em torno dos quais sustenta o que chama de pragmática de si. Dessa forma, procuramos contribuir para o atual debate sobre o assunto, no campo da Filosofia da Educação, e para uma reflexão acerca das possibilidades do sentido (trans)formativo da educação escolar, no presente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-29
Como Citar
Pagni, P. A. (2015). A (TRANS) formação humana na perspectiva foucaultiana: interpelações à educação escolar e à docência na atualidade. Educação Em Foco, 20(2), 15–44. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019634
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.