Narrativas e Trajetórias de Formação: Um Diálogo Entre Literatura e Memórias

Autores

  • Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense
  • Mônica Maria de Azevedo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462016019572

Palavras-chave:

Trajetórias de Formação, Narrativas, Memória

Resumo

O desprestígio crescente da profissão docente vem afetando um grande número de alunos que chegam às Licenciaturas com sérias dúvidas em relação à carreira docente. Diante deste quadro, desenvolveu-se uma pesquisa que procurou entender de que forma os alunos significam a sua trajetória de formação. Para conhecer tais trajetórias concebeu-se uma metodologia inspirada na proposta do memorial de formação de acordo com a concepção de Passeggi. Para deflagrar as narrativas utilizou-se o potencial discursivo e produtor de sentidos de crônicas da literatura brasileira, com as contribuições de Benjamin, Vygotsky e Iser. A partir da leitura de uma crônica, os alunos tornaram suas trajetórias um espaço de narrativa, análise e reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eda Maria de Oliveira Henriques, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFF da área de Psicologia da Educação no departamento de Fundamentos Pedagógicos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF atuando na Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos .

Mônica Maria de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Educação da universidade Federal Fluminense da área de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos Pedagógicos.

Downloads

Publicado

2016-02-21

Como Citar

Henriques, E. M. de O., & de Azevedo, M. M. (2016). Narrativas e Trajetórias de Formação: Um Diálogo Entre Literatura e Memórias. Educação Em Foco, 15–36. https://doi.org/10.22195/2447-52462016019572

Edição

Seção

Artigos