Narrativas e Trajetórias de Formação: Um Diálogo Entre Literatura e Memórias

Autores/as

  • Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense
  • Mônica Maria de Azevedo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462016019572

Palabras clave:

Trajetórias de Formação, Narrativas, Memória

Resumen

O desprestígio crescente da profissão docente vem afetando um grande número de alunos que chegam às Licenciaturas com sérias dúvidas em relação à carreira docente. Diante deste quadro, desenvolveu-se uma pesquisa que procurou entender de que forma os alunos significam a sua trajetória de formação. Para conhecer tais trajetórias concebeu-se uma metodologia inspirada na proposta do memorial de formação de acordo com a concepção de Passeggi. Para deflagrar as narrativas utilizou-se o potencial discursivo e produtor de sentidos de crônicas da literatura brasileira, com as contribuições de Benjamin, Vygotsky e Iser. A partir da leitura de uma crônica, os alunos tornaram suas trajetórias um espaço de narrativa, análise e reflexão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eda Maria de Oliveira Henriques, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFF da área de Psicologia da Educação no departamento de Fundamentos Pedagógicos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF atuando na Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos .

Mônica Maria de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Educação da universidade Federal Fluminense da área de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos Pedagógicos.

Publicado

2016-02-21

Cómo citar

Henriques, E. M. de O., & de Azevedo, M. M. (2016). Narrativas e Trajetórias de Formação: Um Diálogo Entre Literatura e Memórias. Educação Em Foco, 15–36. https://doi.org/10.22195/2447-52462016019572

Número

Sección

Artigos