Observação de Aves, Turismo Ornitológico e Aviturismo: Disputa Terminológica e Revisão das Práticas Mundiais e Russas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7145558Palavras-chave:
Observação de Aves, Observação de Aves em Meio Urbano, Segmentos Turísticos, Aviturismo, Turismo Ornitológico, Ecoturismo, Turismo Orientado para NaturezaResumo
Os tipos de turismo orientados para a natureza, nas condições atuais, são particularmente relevantes. Hoje em dia, os destinos que oferecem um produto turístico de ecoturismo são procurados. A observação de aves, parte integrante dos programas de ecoturismo, é especialmente popular nos países da América do Norte e da Europa Ocidental. Na Rússia, a atividade associada à observação de aves está ganhando popularidade. A observação de aves tem várias vantagens devido ao fato de praticamente qualquer território ser habitado por aves, pelo que é possível organizar observações para elas. No entanto, existem muitos pontos cegos e problemas terminológicos. Este artigo visa, portanto, substanciar e caracterizar as formas modernas de observação de aves e de turismo ornitológico e confirmá-las através do estudo de práticas de organização de observações da avifauna. Para tanto, fornece uma revisão de publicações científicas dedicadas à observação de aves. Hoje em dia existe uma abundância de termos que denotam a observação de aves no seu ambiente natural: observação de aves, observação de pássaros, contorções, turismo ornitológico, aviturismo. O estudo de casos e trabalhos teóricos permite caracterizar cada um destes conceitos e distingui-los entre si. Atualmente, há uma tendência crescente na popularidade da avitocultura e do aviturismo urbano, em que o habitat natural é o ambiente urbanizado. As observações da avifauna podem também ser organizadas em territórios marginalizados, o que permite considerá-los como lugares de ecoturismo. O resultado da investigação é uma importante conclusão metodológica sobre a relação entre os conceitos de observação de aves, turismo ornitológico e aviturismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









