Cidade educadora na legislação

problematizando políticas públicas para o fortalecimento do aprendizado na cidade

Autores

  • Camila Matos de Oliveira Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3232-9209
  • Carolina Pescatori Candido da Silva Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4361-2598

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46734

Palavras-chave:

espaço público, Educação, Cidade educadora, Políticas públicas

Resumo

A pesquisa busca elucidar os principais aspectos da cidade educadora voltados ao contexto urbano de espaços públicos e seu diálogo com as escolas, alunos e sociedade, no seu papel para contribuição para um corpo social mais participativo e igualitário. Parte-se dos conceitos de cidade educadora e de espaço público, seu cruzamento com a educação na cidade e suas potencialidades, no estado da Bahia, através da análise das legislações estaduais voltadas à educação, por meio de pesquisa qualitativa e documental. Percebe-se a ligação das cidades com a educação nas políticas públicas do país, porém, nenhum dos documentos trouxeram de forma concreta como seria de fato essa interligação. A construção de uma cidade educadora depende da interação e percepção dos cidadãos que vivenciam seus espaços, reconhecendo suas potencialidades e participando ativamente na concepção e transformação desses locais, contribuindo para a formação de cidades mais adequadas às necessidades de seus habitantes.

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Biografia do Autor

Camila Matos de Oliveira, Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7938697757581178   

Carolina Pescatori Candido da Silva, Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora Associada do Departamento de Projeto, Expressão e Representação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB). Graduada em arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5507673131571546

 

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Oliveira, C. M. de, & Silva, C. P. C. da. (2025). Cidade educadora na legislação: problematizando políticas públicas para o fortalecimento do aprendizado na cidade. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–18, e46734. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46734

Edição

Seção

Dossiê: Educação e espaços de ensino e aprendizagem: projeto e gestão