Cidade educadora na legislação
problematizando políticas públicas para o fortalecimento do aprendizado na cidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46734Palavras-chave:
espaço público, Educação, Cidade educadora, Políticas públicasResumo
A pesquisa busca elucidar os principais aspectos da cidade educadora voltados ao contexto urbano de espaços públicos e seu diálogo com as escolas, alunos e sociedade, no seu papel para contribuição para um corpo social mais participativo e igualitário. Parte-se dos conceitos de cidade educadora e de espaço público, seu cruzamento com a educação na cidade e suas potencialidades, no estado da Bahia, através da análise das legislações estaduais voltadas à educação, por meio de pesquisa qualitativa e documental. Percebe-se a ligação das cidades com a educação nas políticas públicas do país, porém, nenhum dos documentos trouxeram de forma concreta como seria de fato essa interligação. A construção de uma cidade educadora depende da interação e percepção dos cidadãos que vivenciam seus espaços, reconhecendo suas potencialidades e participando ativamente na concepção e transformação desses locais, contribuindo para a formação de cidades mais adequadas às necessidades de seus habitantes.
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