Acessibilidade e inclusão no ensino superior em tempos de pandemia

a região sul em foco

Autores

  • Laís Lopes de Souza Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Pós-graduanda em Ensino e Gramática, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0009-0002-3526-3380
  • Aldeir Carlos Nasareth de Vasconcellos Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-graduando em Residência Docente - Pedagogia pelo Colégio de Aplicação João XXIII -UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Mylene Cristina Santiago Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2769-8421
  • Rodolfo Luís Leite Batista Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3301-2441

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.44778

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Inclusão, Acessibilidade, Ensino Superior, Pessoas com deficiência

Resumo

Este estudo buscou identificar as atividades realizadas pelos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades Federais da Região Sul do Brasil durante o período da pandemia, por meio de uma análise documental. Foram investigadas 11 universidades da região, com foco nos conceitos de inclusão, acessibilidade, diferença, tecnologias assistivas, barreiras, deficiência e Desenho Universal para a Aprendizagem. A pesquisa revelou como esses conceitos são abordados pelas instituições e de que maneira suas práticas se diversificam. Além disso, identificou-se a influência de princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e de documentos oficiais, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), na implementação de ações voltadas à acessibilidade. Os resultados foram analisados à luz de referenciais teóricos que possibilitaram validar e aprofundar as reflexões sobre as estratégias adotadas pelas universidades para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior.

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Biografia do Autor

Laís Lopes de Souza Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Pós-graduanda em Ensino e Gramática, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Letras (UFJF), Pós-graduanda em Ensino e Gramática (UFMG).

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5826885951492389

Aldeir Carlos Nasareth de Vasconcellos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-graduando em Residência Docente - Pedagogia pelo Colégio de Aplicação João XXIII -UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Pedagogia (UFJF), Pós-graduando em Residência Docente – Pedagogia pelo Colégio de Aplicação João XXIII -UFJF.

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2598-4355

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Pedagogia (UFJF). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (UFC). Mestre(a) em Educação (UFJF). Doutor(a) em Educação (UFRJ). Professor(a) Adjunto do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0803555578064293

Rodolfo Luís Leite Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Especialista em Didática e Trabalho Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor-adjunto da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5022230715344459

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Publicado

2025-06-12

Como Citar

Gonçalves, L. L. de S., Vasconcellos, A. C. N. de, Santiago, M. C., & Batista, R. L. L. (2025). Acessibilidade e inclusão no ensino superior em tempos de pandemia: a região sul em foco. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–17, e44778. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.44778

Edição

Seção

Pesquisa aplicada