Acessibilidade e inclusão no ensino superior em tempos de pandemia
a região sul em foco
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.44778Palavras-chave:
Ensino Remoto, Inclusão, Acessibilidade, Ensino Superior, Pessoas com deficiênciaResumo
Este estudo buscou identificar as atividades realizadas pelos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades Federais da Região Sul do Brasil durante o período da pandemia, por meio de uma análise documental. Foram investigadas 11 universidades da região, com foco nos conceitos de inclusão, acessibilidade, diferença, tecnologias assistivas, barreiras, deficiência e Desenho Universal para a Aprendizagem. A pesquisa revelou como esses conceitos são abordados pelas instituições e de que maneira suas práticas se diversificam. Além disso, identificou-se a influência de princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e de documentos oficiais, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), na implementação de ações voltadas à acessibilidade. Os resultados foram analisados à luz de referenciais teóricos que possibilitaram validar e aprofundar as reflexões sobre as estratégias adotadas pelas universidades para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior.
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