Chamada de trabalhos aberta para dossiê "Educação e espaços de ensino e aprendizagem: projeto e gestão"

2024-10-28

A história da Educação está diretamente vinculada à história dos espaços escolares. Portanto, a compreensão da dimensão psicopedagógica dos espaços de ensino e aprendizagem se faz necessária para uma visão mais holística da Educação. O reconhecimento do espaço educacional como componente da formação humana mostra-se extremamente relevante para toda comunidade escolar.

 

Este dossiê, da revista Pesquisa e Debate em Educação (CAEd/UFJF), convida à exploração das múltiplas dimensões dos espaços de ensino e aprendizagem, sejam eles formais (da Educação Infantil ao Ensino Superior) ou informais, desde o projeto até a gestão.

 

Nesse contexto, ratificamos as sábias palavras de Paulo Freire, quando afirma que “há uma pedagogicidade indiscutível na materialidade do espaço” (Freire, 1996, p. 50). Como se vê, Educação e espaço, seja ele físico e/ou virtual, formam um par praticamente indivisível. Não restam dúvidas de que o espaço é também um mediador nas relações de ensino e aprendizagem.

 

Vale ainda destacar, tal como afirmou a arquiteta Lina Bo Bardi, que “é de se esperar que a generosidade das ideias pedagógicas e a funcionalidade da arquitetura possam, enfim, se unir” (Brasil, 2014, p. 24). Portanto, neste dossiê, são bem-vindas as discussões sobre a Educação e as práticas pedagógicas a partir das reflexões sobre o projeto e a gestão dos espaços.

 

Os tópicos de interesse, mas não se limitando a eles, são:

  • Os paradigmas e as problemáticas dos espaços de ensino ao longo da história: da Educação infantil ao Ensino Superior.
  • A gestão da infraestrutura arquitetônica das escolas (públicas).
  • Os espaços de ensino e aprendizagem na contemporaneidade.
  • O espaço escolar na formação dos alunos.
  • A dimensão psicopedagógica dos edifícios escolares.
  • Possíveis articulações entre os projetos político-pedagógicos e a arquitetura escolar.
  • [A linguagem dos] métodos e processos projetuais para pensar a arquitetura escolar contemporânea.
  • Arquitetura escolar e futuros possíveis: novas abordagens metodológicas para análise e proposição dos espaços de ensino e aprendizagem.
  • Tecnologias imersivas e generativas e o pensamento de novos ambientes de ensino e aprendizagem.
  • A cultura digital e o espaço escolar.
  • Os papeis do projeto de espaços de ensino e aprendizagem: concepção, forma e uso.
  • A questão do espaço no contexto da educação a distância (EaD).
  • A escola, o bairro e a cidade.

 

 

Os trabalhos devem ser, prioritariamente, frutos de reflexões e pesquisas acadêmicas.

Os artigos devem seguir as normas da revista Pesquisa e Debate em Educação, disponíveis em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE.

Na aba “Submissões” do site da revista, é possível ter mais informações sobre o processo de publicação. Qualquer dúvida, é possível fazer contato com a equipe editorial pelo e-mail revista@caed.ufjf.br.

 

Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 10/12/2024. Os artigos serão recebidos, até a data limite, em fluxo contínuo, e a publicação também se dará em fluxo contínuo, de acordo com o processo editorial, durante o primeiro semestre de 2025.

As submissões são gratuitas e não há taxa de publicação!

 

 

Editores do dossiê:

Dr. Frederico Braida (UFJF)

Dr. Antonio Colchete (UFJF)

Dr. Daniel de Carvalho Moreira (UNICAMP)

Dra. Doris C. C. K. Kowaltowski (UNICAMP)

Dr. Klaus Chaves Alberto (UFJF)

Dra. Larissa Negris de Souza (UFMG)

 

___________________________________________________ 

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Territórios educativos para educação integral. Brasília: MEC, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 50.