Pesquisa avaliativa em educação e mudanças nos modos de regulação dos sistemas educacionais

Concepções e possibilidades de análise

Autores

  • Marisa Ribeiro Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliação de Programas Educacionais, Políticas Públicas Educacionais, Pesquisa Avaliativa

Resumo

Este artigo objetiva analisar a construção discursiva acerca das políticas públicas destinadas à avaliação do sistema avaliativo educacional brasileiro. Inicialmente, propõe-se a fazer uma distinção entre o termo avaliação de programas educacionais e avaliação educacional lato sensu. A discussão realizada neste trabalho reflete sobre a formação de pesquisadores em avaliação de programas socioeducacionais para contrapor o que se considera um paradigma positivo da pesquisa avaliativa. Assim, pretende-se afirmar que a pesquisa avaliativa não deve ocorrer de fora para dentro, mas é um processo interventivo de dentro para fora, desde sua elaboração até sua atuação sob o projeto e programa socioeducacional.

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Como Citar

Duarte, M. R. . (2020). Pesquisa avaliativa em educação e mudanças nos modos de regulação dos sistemas educacionais: Concepções e possibilidades de análise. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(1), 44–59. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32355