A educação a distância como política cidadã

potências e desafios

Autores

  • Eliane Medeiros Borges Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diovana Paula de Jesus Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Aleixo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação cidadã, Políticas públicas de Educação

Resumo

A proposta deste artigo é a de buscar entender de que modo conceitos como políticas sociais, educação, cidadania, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação a distância (EaD) podem se conjugar em algo viável e de importância para os indivíduos que ainda estão às margens de políticas públicas. Busca-se, na realidade, entender a EaD, realizada por meio de tecnologias interativas, como uma política social que teria, entre outros objetivos, a finalidade de proporcionar aos indivíduos uma formação cidadã. Por meio do instrumento de análise de dados obtidos através de questionários aplicados a alunos de um curso a distância, em específico almejou-se articular tais dados como exemplos de que a EaD vem se enquadrando efetivamente como política social, assim como a importância, para os indivíduos afetados por essa política, da continuidade do processo educacional para sua formação cidadã. Como conclusão, constata-se que, por meio de curso a distância, integram-se a um novo universo cultural e comunicacional setores sociais que até então poucas oportunidades tinham de conectar-se ao fluxo de informações e conhecimentos que esta modernidade tardia propicia, pela mediação das TIC. Aqui, insinua-se um processo de inclusão ao conhecimento e ao mundo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. As teorias principais da andragogia e heutagogia. In: LITTO; FORMIGA (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2008.
BARRETO, R. G.; LEHER, E. M. T.; GUIMARAES, G. C.; MAGALHÃES, L. K. C. de. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores.Revista Brasileira de Educação. São Paulo, v. 11, n. 31, p. 31-42, 2006.
BLIKSTEIN, P.; ZUFFO, M. K. As sereias do ensino eletrônico. In: SILVA, Marco. (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,DF: Senado Federal, 1988.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 3 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S.A.,1999.
DEMO, P. Política Social, Educação e Cidadania. Campinas, SP.: Papirus, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: social e o político na transição pós-moderna.São Paulo: Cortez, 1997.

Downloads

Como Citar

Borges, E. M. ., Jesus, D. P. de, & Silva, P. A. da . (2020). A educação a distância como política cidadã: potências e desafios. Pesquisa E Debate Em Educação, 3(2), 87–99. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32239

Edição

Seção

Pesquisa aplicada