A educação a distância como política cidadã

potências e desafios

Authors

  • Eliane Medeiros Borges Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diovana Paula de Jesus Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Aleixo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

Educação a Distância, Formação cidadã, Políticas públicas de Educação

Abstract

A proposta deste artigo é a de buscar entender de que modo conceitos como políticas sociais, educação, cidadania, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação a distância (EaD) podem se conjugar em algo viável e de importância para os indivíduos que ainda estão às margens de políticas públicas. Busca-se, na realidade, entender a EaD, realizada por meio de tecnologias interativas, como uma política social que teria, entre outros objetivos, a finalidade de proporcionar aos indivíduos uma formação cidadã. Por meio do instrumento de análise de dados obtidos através de questionários aplicados a alunos de um curso a distância, em específico almejou-se articular tais dados como exemplos de que a EaD vem se enquadrando efetivamente como política social, assim como a importância, para os indivíduos afetados por essa política, da continuidade do processo educacional para sua formação cidadã. Como conclusão, constata-se que, por meio de curso a distância, integram-se a um novo universo cultural e comunicacional setores sociais que até então poucas oportunidades tinham de conectar-se ao fluxo de informações e conhecimentos que esta modernidade tardia propicia, pela mediação das TIC. Aqui, insinua-se um processo de inclusão ao conhecimento e ao mundo digital.

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How to Cite

Borges, E. M. ., Jesus, D. P. de, & Silva, P. A. da . (2020). A educação a distância como política cidadã: potências e desafios. Pesquisa E Debate Em Educação, 3(2), 87–99. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32239

Issue

Section

Applied research