Avaliações em larga escala de língua portuguesa
uma pesquisa sobre a complexidade dos textos que dão suporte a itens que avaliam a leitura
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32022Palabras clave:
Avaliação da leitura, Avaliação em larga escala de Língua Portuguesa, Complexidade dos TextosResumen
Este artigo discute o tema da complexidade dos textos que dão suporte a itens de avaliações em larga escala de Língua Portuguesa, com base em resultados de uma pesquisa no âmbito da qual foram analisados 763 textos utilizados em itens de avaliações em larga escala de Língua Portuguesa. A metodologia da pesquisa consistiu em análise dos itens sustentada pelas teorias da cognição, da linguística textual, e nos parâmetros estatísticos dos itens com base na Teoria da Resposta ao Item, modelo de três parâmetros. Com base na pesquisa realizada, foram definidos quatro níveis de complexidade dos textos. Os resultados apontam a relevância de critérios claros para definir a complexidade dos textos na elaboração de novos itens e para uma descrição mais precisa de padrões de desempenho com base na proficiência em leitura demonstrada pelos estudantes avaliados.
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