Educação infantil e avaliação

processos e perspectivas

Autores

  • Rita de Cássia de Freitas Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alice de Paiva Macário Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32013

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação, Qualidade da Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo fomentar a discussão sobre avaliação da educação infantil e apresentar as propostas de avaliação da educação infantil em construção no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), como contribuição para uma metodologia brasileira de avaliação da educação infantil. As propostas estabelecem três estratégias metodológicas de avaliação da educação infantil que podem ser implementadas de forma independente ou complementar: a) pesquisa de campo com uso de questionários aplicados online a diretores(as), coordenadores(as), professores(as) e auxiliares que atuam na educação infantil; b) avaliação por meio de observação em turmas de educação infantil; e c) avaliação das condições da oferta a partir da análise dos dados do Censo Escolar da Educação Básica do INEP, do Censo Demográfico e da PNAD do IBGE. As propostas se constituem com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), no Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), em diferentes documentos do Ministério da Educação e em experiências nacionais e internacionais.

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Referências

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Coelho, R. de C. de F., & Macário, A. de P. (2020). Educação infantil e avaliação: processos e perspectivas. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(1), 940–960. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32013