A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro

Autores

  • Reinaldo de Oliveira Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Avaliação externa, Percepção, Gestão pedagógica

Resumo

Este estudo versa sobre a percepção e as práticas das equipes de gestão escolar, professores e alunos em relação às avaliações externas em larga escala. O estudo realizado foi focado no Sistema de Avaliação Diagnóstica Bimestral da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJINHO). A investigação baseou- se numa amostra de 130 escolas da rede de ensino do Rio de Janeiro, com base em questionários para cada perfil de entrevistado. A pesquisa revelou lacunas que podem interferir na apropriação dessa política como instrumento de gestão pedagógica das unidades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa. V. 36, n. 128, p. 377‑401., 2006.
FREEMAN, R. E. Strategic management: a stakeholder approach. Massachusetts: Pitman, 1984.
MACHADO, Cristiane. Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista @mbienteeducação. V.5, n.1. p.70-82, jan/jun. 2012.
NEUBAUER, Rose. SILVEIRA, Ghisleine Trigo. Gestão dos sistemas escolares: quais caminhos perseguir? Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009.
POLON, Thelma L. P. Identificação de perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica eficaz nas escolas participantes do Projeto Geres. Rio de Janeiro, 2009. 314p. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
VIANNA, Heraldo. Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, n. 28, jul-dez, p. 23-38. 2003.

Downloads

Como Citar

Ferreira, R. de O. . (2020). A percepção de professores, equipe gestora e alunos sobre o SAERJINHO Como ferramenta pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Pesquisa E Debate Em Educação, 6(1), 43–61. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31938