O currículo de Matemática do Ensino Médio sob a luz da BNCC

reflexões acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31896

Palavras-chave:

Currículo, Educação Matemática, BNCC, Competências, Habilidades do século 21

Resumo

O presente artigo foi organizado, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com o objetivo de fazer uma reflexão acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio no decorrer do curso, de acordo com o documento que define as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes, e orienta a elaboração de currículos e propostas pedagógicas na Educação Básica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, cujo objeto de análise foi o arcabouço documental que inclui, dentre outros, os documentos oficiais federais. O texto conclui que, além da organização das habilidades por competências, elas também podem ser organizadas na elaboração de currículos por unidades temáticas, desde que seja garantido ao aluno o desenvolvimento das competências e habilidades relativas aos seus processos de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar criativos, analíticos, indutivos, dedutivos e sistêmicos e que favoreçam a tomada de decisões orientadas pela ética e pelo bem comum.

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Biografia do Autor

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduado em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática (UNIFAI) e, em Pedagogia (UNAR). Especialista em Estatística Aplicada (UNIDERP), em Matemática (UNIG) e, em Educação Matemática (FESL). Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL). Professor do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Tecnológica e Gestor Geral da UP “Dr. João Bacelar Portela” do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática - GPEAEM. Possui experiência na área da Educação Matemática, com pesquisas na Formação de professores, Metodologias de Ensino-Aprendizagem e Resolução de Problemas de Matemática.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0292894699114273.

Thiago Brandão Ericeira, Centro Educa Mais “Força Aérea Brasileira”, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UVA). Especialista em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar (FSF). Mestrando em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica (UFMA). Professor da Educação Básica (Anos Iniciais) e Gestor Geral do Centro Educa Mais “Força Aérea Brasileira” da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0710591701400829.

Célia Barros Nunes, Universidade do Estado da Bahia, Teixeira de Freiras, Bahia, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática (UESC). Especialista em Fundamentos em Análise e Geometria (UESC) e, em Ciências Física e Matemática (UESC). Mestra em Matemática (UFBA). Doutora em Educação Matemática (UNESP). Pós-Doutora em Educação (ULisboa). Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (DEDC X). Membro do Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas. Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Formação de Professores e Ensino-Aprendizagem da Matemática.  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5885292919107897.

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Publicado

2021-06-03

Como Citar

Costa, M. dos S., Ericeira, T. B., & Nunes, C. B. (2021). O currículo de Matemática do Ensino Médio sob a luz da BNCC: reflexões acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–19, e31896. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31896

Edição

Seção

Pesquisa aplicada