Infâncias e a educação infantil

compreendendo os contextos de aprendizagem na contemporaneidade

Autores

  • Sheila Carine Souza Santos Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1739-3248
  • May Valda Souza Sales Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31876

Palavras-chave:

Infâncias, Educação infantil, Criança

Resumo

Este texto foi produzido como parte de fundamentação teórica da pesquisa Tecnologias e infâncias: relação, interação e percepção das crianças do grupo 5 no contexto da creche, no âmbito do Projeto LabTEPI do Grupo de Pesquisa ForTEC. O objetivo deste artigo é compreender o conceito de infância, fazendo uma discussão teórica e legal em torno das infâncias e da Educação infantil. Desse modo, o texto aborda a mudança no conceito de infâncias, visto que no campo das Ciências Humanas não podemos afirmar que existe um único modelo de infância ao longo da história da humanidade, pois o ser humano evolui junto com o seu contexto social. Traremos também a história da Educação Infantil no Brasil e os documentos que norteiam e legitimam este segmento da educação básica como primeira etapa da educação. Por tais motivos, se torna prudente conhecer os contextos de aprendizagens contemporâneos.  

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Biografia do Autor

Sheila Carine Souza Santos, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Graduada em Pedagogia (UNEB). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFBA).  (UFBA). Especialista em Tecnologias e Novas Educações (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (UNEB). Mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador/BA. Membro/Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), vinculado ao PPGEduC/UNEB. Tem vasta experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em tecnologias e educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4536038736860320.

May Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Graduada em Pedagogia (UCSal). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FEEBA). Mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Doutor (a) em Educação (UFBA). Pós-Doutora em Educação e Tecnologia (UC/PT). Professora Titular do Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado), Líder do Grupo de Pesquisa ForTEC, Pesquisadora no campo da Formação de Professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Fluência e Competência Digital, Design e Gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Inovação Pedagógica e Currículo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2940371926284212.

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Publicado

2021-05-23

Como Citar

Santos, S. C. S., & Sales, M. V. S. (2021). Infâncias e a educação infantil: compreendendo os contextos de aprendizagem na contemporaneidade. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–14, e31876. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31876

Edição

Seção

Pesquisa aplicada