Reflexões sobre o ensino de Física

da evasão à formação de professores

Autores/as

  • Claudia Gonçalves Machado Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, Paraná, Brasil
  • Marco Antonio Batista Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31846

Palabras clave:

Evasão, Licenciatura em física, Formação de professores

Resumen

Um dos principais problemas encontrados no Ensino Superior é a evasão. Entre os cursos que apresentam maiores índices de evasão está o curso de Física. Uma consequência desta situação é a falta de profissionais habilitados para ministrar aulas de Física no Ensino Médio, onde essa defasagem é suprida por professores licenciados em outras áreas. Outra consequência é que os alunos, ao entrarem em contato com a disciplina, vivenciam experiências frustrantes diante do despreparo do professor e da falta de estrutura física dos laboratórios escolares. Diante deste cenário, o estudo, baseado em dados sobre a evasão nos cursos de Licenciatura em Física da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), campus de Realeza/PR, confirma o indicador de outras pesquisas apontando que há, atualmente, uma escassez de 23,5 mil professores de física para o Ensino Médio e que 34% dos professores que ministram aulas de Física não possuem formação na referida área.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Machado, C. G., & Carvalho, M. A. B. . (2020). Reflexões sobre o ensino de Física: da evasão à formação de professores. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1287–1299. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31846