Análises dos registros de avaliação da aprendizagem no ensino fundamental

Autores/as

  • Francisco Reginaldo Linhares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Letícia Bezerra França Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Maria da Conceição Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31724

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Registros, Ensino fundamental

Resumen

Neste trabalho relatam-se experiências durante o desenvolvimento de uma pesquisa que objetivou identificar concepções e práticas docentes com registros da avaliação da aprendizagem, qual a periodicidade em que são elaborados e que instrumentos avaliativos são utilizados. De cunho qualitativo, desenvolveram-se estudos bibliográficos, pesquisa documental, trabalhos de campo através de encontros com docentes e equipe pedagógica que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas municipais do estado do Rio Grande do Norte. Ao final deste trabalho, evidenciaram-se apontamentos acerca das concepções e práticas avaliativas com os registros da avaliação da aprendizagem discente, apontando para a necessidade de formas coletivas de avaliação, respeitando as especificidades dos alunos.

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Biografía del autor/a

Francisco Reginaldo Linhares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional, pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Professor efetivo da Educação Infantil.

 

Letícia Bezerra França, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Pedagogia (2018) pelo CAMEAM/UERN. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (UERN). Especialista em Políticas e Práticas da Educação Escolar (CAPF/UERN). Voluntária do Projeto o Contágio pela Leitura em Água Nova. Voluntária do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) durante a 8ª e 9ª edições. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia- CAMEAM-UERN, (2016-2018). Membra pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem (GEPPE), atuando na linha de pesquisa de Didática, teorias e práticas do ensino e aprendizagem. Tece trabalhos na área da Educação, dedicando-se principalmente a discutir sobre: Avaliação da aprendizagem, alfabetização e registros da aprendizagem discente.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Pedagogia pela UERN (2000), com especialização em Formação de Professor pela UERN (2003), mestrado em Educação pela UFRN (2005) e doutorado em Educação pela USP (2015). Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização. 

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Linhares, F. R., França, L. B., & Costa, M. da C. (2020). Análises dos registros de avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1259–1273. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31724