Análises dos registros de avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31724Palabras clave:
Avaliação da aprendizagem, Registros, Ensino fundamentalResumen
Neste trabalho relatam-se experiências durante o desenvolvimento de uma pesquisa que objetivou identificar concepções e práticas docentes com registros da avaliação da aprendizagem, qual a periodicidade em que são elaborados e que instrumentos avaliativos são utilizados. De cunho qualitativo, desenvolveram-se estudos bibliográficos, pesquisa documental, trabalhos de campo através de encontros com docentes e equipe pedagógica que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas municipais do estado do Rio Grande do Norte. Ao final deste trabalho, evidenciaram-se apontamentos acerca das concepções e práticas avaliativas com os registros da avaliação da aprendizagem discente, apontando para a necessidade de formas coletivas de avaliação, respeitando as especificidades dos alunos.
Descargas
Citas
BELINTANE, Claudemir. Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento. São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 ago. 2019.
BRASIL. Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral do Ensino Fundamental. Brasília-DF. Jul. 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 6 dez. 2019.
COSTA, Maria da Conceição. Da vivência à elaboração: uma proposta de plano de ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
ARAÚJO, Luana Karolinne Martins; COSTA, Maria da Conceição; SILVA, Maria Eliza Rocha. Registro docente: o passo a passo da aprendizagem. In: Congresso Nacional de Educação, IV: 2017, João Pessoa/PB, Anais do IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU, João Pessoa: Realize Editora, 2017.
DE PAULA, Déborah Helenise Lemes; WANDEMBRUCK, Paola Monique. O “registro” como memória das práticas de linguagem movimento na educação infantil. In: XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013. Anais do XI Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2013. P. 16428- 16441.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luis Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Organização do documento: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra; NASCIMENTO, Aricélia. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag5.pdf. Acesso em 07 de jun. 2020.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 26. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
JOAQUIM, Rayane; BRESSAN, Luíza Liene; CARDOSO, Alcionê Damasio; ASCARI, Giovani Alberton. Avaliação: da classificatória à formativa – um estudo sobre práticas avaliativas. Revista Ciência e Cidadania, v. 2, n.1, p. 245-264, 2016. Disponível em: http://periodicos.unibave.net/index.php/cienciaecidadania/article/view/58. Acesso em: 31 maio. 2020.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
WEFFORT, Madalena freire. Metodologia e prática de ensino. São Paulo: Espaço Pedagógico, 2014.
ZABALZA, Miguel Ángel. Diários de aula. Portugal: Porto, 1994.