Analysis of learning evaluation records in the elementary school

Authors

  • Francisco Reginaldo Linhares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Letícia Bezerra França Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Maria da Conceição Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31724

Keywords:

Learning evaluation, Records, Elementary school

Abstract

This paper reports experiences carried out during a research, that aimed to identify conceptions and teaching practices with learning evaluation records;  how often they are ellaborated and what evaluative tools are used. It was developed a qualitative research, in which bibliographic studies and  documental with field research through some meetings with educational team and teachers in municipal elementary schools  from Rio Grande do Norte. At the end of this research, some conclusions were evident about evaluative conceptions and practices with the students' learning evaluation records, exposing the need of colective ways of evaluation respecting the students' individual specificities

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Author Biographies

Francisco Reginaldo Linhares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional, pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Professor efetivo da Educação Infantil.

 

Letícia Bezerra França, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Pedagogia (2018) pelo CAMEAM/UERN. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (UERN). Especialista em Políticas e Práticas da Educação Escolar (CAPF/UERN). Voluntária do Projeto o Contágio pela Leitura em Água Nova. Voluntária do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) durante a 8ª e 9ª edições. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia- CAMEAM-UERN, (2016-2018). Membra pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem (GEPPE), atuando na linha de pesquisa de Didática, teorias e práticas do ensino e aprendizagem. Tece trabalhos na área da Educação, dedicando-se principalmente a discutir sobre: Avaliação da aprendizagem, alfabetização e registros da aprendizagem discente.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Pedagogia pela UERN (2000), com especialização em Formação de Professor pela UERN (2003), mestrado em Educação pela UFRN (2005) e doutorado em Educação pela USP (2015). Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização. 

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Published

2020-12-31

How to Cite

Linhares, F. R., França, L. B., & Costa, M. da C. (2020). Analysis of learning evaluation records in the elementary school. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1259–1273. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31724