Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula

o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Geografia, Ensino e aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças.  Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Priscila Daniele de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Licenciatura em Geografia (IFMG- campus Ouro Preto). Mestranda em Educação (UFOP).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1880660200903270.

Jacks Richard de Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Licenciatura e Bacharel em Geografia (PUCMINAS). Especialista em Ensino de Geografia (PUCMINAS), Especialista em Tutoria na Educação a Distância (UFOP). Mestre em Ciências naturais (UFOP). Doutor em Educação (UNIMEP). Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ICHS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6910995649425560.

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

Oliveira, P. D. de, & Paulo, J. R. de. (2021). Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–12, e31618. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618

Edição

Seção

Pesquisa aplicada