Os desafios do ensino inovador

a percepção de alunos de Farmácia em relação às metodologias ativas de aprendizagem

Autores

  • Osmar Dos Reis Antunes Junior UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasi https://orcid.org/0000-0002-1718-7639
  • Giselle Mattge UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1929-4796
  • Daisy Fernanda Ibanez Krause UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasil
  • Taiana Grespan Pensin UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8847-5750

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32950

Palavras-chave:

Educação, Metodologia ativa, Ensino superior, Estratégias de aprendizado

Resumo

A metodologia ativa é uma forma de ensino na qual o aluno é protagonista para construção do seu conhecimento. Apesar de inovadora, essa estratégia pedagógica gera dúvidas, questionamentos e diferentes posicionamentos. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção e a aceitação de alunos de Farmácia de uma faculdade privada do Oeste do Paraná em relação à metodologia de ensino utilizada na instituição. O trabalho foi fruto de uma pesquisa desenvolvida por um grupo de alunos do segundo semestre da graduação em Farmácia durante um projeto voltado à escrita acadêmica. Para atingir o objetivo, foi aplicado um questionário a 30 alunos do quarto semestre do curso em questão. Com as repostas do questionário, foi possível compreender como a metodologia ativa é assertiva e capaz de desenvolver habilidades e competências mediante situações, desafios e problemas que são propostos no curso. Essa experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento libertador e autônomo.  

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Biografia do Autor

Osmar Dos Reis Antunes Junior, UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasi

Graduação em Química (Universidade Estadual do Centro Oeste, 2010). Mestrado em Química
(Universidade Estadual do Centro Oeste, 2013). Doutorado em Química (Universidade Estadual
do Centro Oeste, 2017). Atualmente cursando 3º semestre de Farmácia na Uniamérica Centro
Universitário.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3760071274629743

Giselle Mattge, UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas (Universidade Paranaense-UNIPAR, 2002). Especialização em
Genética aplicada ao Ensino (Universidade Estadual de Maringá-UEM, 2005). Mestrado em Agronomia (Universidade Estadual de Maringá-UEM, 2006). Atualmente cursando 3° semestre de Farmácia na Uniamérica Centro Universitário.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6333072007111635

Daisy Fernanda Ibanez Krause, UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasil

Graduanda do curso de Farmácia, Uniamérica Centro Universitário.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6139299643106757

Taiana Grespan Pensin, UniAmérica Centro Universitário – Polo Biopark, Toledo, Paraná, Brasil

Graduação em Letras (Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2011). Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (Uniamérica, 2019). Mestrado em Letras (Unioeste, 2013). Doutorado em Letras (Unioeste, 2020). Atualmente professora na Uniámerica Centro Universitário.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3397222404124203

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Antunes Junior, O. D. R., Mattge, G., Krause, D. F. I., & Pensin, T. G. (2021). Os desafios do ensino inovador: a percepção de alunos de Farmácia em relação às metodologias ativas de aprendizagem. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–21, e32950. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32950

Edição

Seção

Pesquisa aplicada