“Escola sem partido”

ciência e docência entre o banco dos réus e a fogueira inquisitorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32859

Palavras-chave:

Escola sem partido, Ideologia, Ciência e educação

Resumo

O objetivo do presente estudo é realizar uma análise do projeto “Escola sem partido” e de suas implicações para a ciência e para a prática docente. Embora se apresente como isento de e contra a ideologia e partidos, a pesquisa demonstra que o projeto é apenas uma ideologia que assume a forma da desideologização para melhor passar e atender aos interesses de certos sujeitos, grupos e classe. As conclusões apontam que, na pessoa do professor, é a própria ciência que é acusada, julgada e condenada, colocada entre o banco dos réus (criminalizada) e a fogueira inquisitorial (desmoralizada e anatematizada). Daí o professor ser tratado, concomitantemente, como criminoso, degenerado e, principalmente, degenerador político, moral e sexual. Sob a aparência filosófico-científica da neutralidade e do pluralismo do projeto, esconde-se nada menos que seu caráter (neo)obscurantista e autocrático, submetendo a prática docente-científica à mera opinião.

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Biografia do Autor

Israel Pereira Dias de Souza, Instituto Federal do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Brasil

Graduado em Ciências Sociais pela UFAC. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFAC. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Acre/ Campus Cruzeiro do Sul. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Território e Política na Amazônia (TRATEPAM). Autor, entre outros, dos livros A política da antipolítica no Brasil ((Vol. I e II), 2021, EaC Editor), Desenvolvimentismo na Amazônia: a farsa fascinante, a tragédia facínora (2018, EDIFAC) e Democracia no Acre: notícias de uma ausência (2014, PUBLIT).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0620960492377951

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Souza, I. P. D. de. (2021). “Escola sem partido” : ciência e docência entre o banco dos réus e a fogueira inquisitorial. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–15, e32859. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32859

Edição

Seção

Pesquisa aplicada