A avaliação educacional em Moçambique

Authors

  • Fernanda Amaral de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Gervason Defilippo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Fernandes Sant’Anna Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafael Martins de Oliveira Laguardia Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tereza Cristina Bellosi Universidade Federal de Juiz de Fora

Keywords:

Educação básica, Sistema escolar, IDEB

Abstract

As avaliações da educação são, hoje, um fenômeno mundial. Os países membros da ONU – Organização das Nações Unidas –, que participaram do encontro promovido por esta instituição, em 1990, na Tailândia, com patrocínio do Banco Mundial, assinaram um compromisso para a promoção de uma educação de qualidade em escala mundial. O Fórum Mundial da Educação que ocorreu em Dacar, no Senegal, em 2000, reafirmou o empenho na Educação Para Todos e determinou que, até 2015, todas as crianças deveriam ter acesso à educação básica, gratuita e de boa qualidade. O principal foco dos investimentos foram os países periféricos, que ainda têm uma defasagem em relação aos mais industrializados. O Brasil tem feito esforços para o cumprimento das metas no que se refere à realização de qualidade, o que também vem acontecendo com Moçambique – um país com problemas no desempenho dos alunos, como as demais nações periféricas, mas com uma história peculiar.

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References

MOÇAMBIQUE, INDE. Provinha: Já Sei Ler! Disponível em: .Acesso em: 21 set.2012.
MOÇAMBIQUE, MEC. Plano Estratégico da Educação – 2012-2016. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2012.
Vozes da África. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2012.

How to Cite

Oliveira, F. A. de ., Defilippo, J. G., Sant’Anna, P. F. ., Laguardia, R. M. de O. ., & Bellosi, T. C. . (2020). A avaliação educacional em Moçambique. Pesquisa E Debate Em Educação, 2(1), 132–142. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32361

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