Mapeamento das redes educacionais do Rio de Janeiro e Ceará a partir dos determinantes da responsabilização
Palavras-chave:
Accountability, EJA, SPAECEResumo
Este texto apresenta as considerações feitas pelas alunas do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública presentes no grupo focal realizado em julho de 2012, durante o período presencial do Mestrado Profissional. Fizeram parte desse grupo mestrandas das redes educacionais do Ceará – Aila Magalhães1 , Ana Geovanda Mourão Rezende2 e Antônia Edna Belém Gomes3 – e do Rio de Janeiro – Cláudia Siqueira Peccini4 , Elizângela do Nascimento Lima5 , Luciana Coutinho Daniel Vicente6 , Maria Minerva de Medeiros Valle7 e Terezinha da Silva Domingos Lauermann8 – além das facilitadoras Priscila Sant'Anna e Mariana Calife9 .
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Referências
BROOKE, Nigel. Responsabilização Educacional no Brasil. Revista Iberoameri- cana de Evaluación Educativa, v. 01, n.01, 2008. Disponível em: < http://www. rinace.net/riee/numeros/vol1-num1/art7port.pdf>. Acesso em: 30 abril 2013.
Ceará (Estado). Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Educação. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, 2008 Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2013.
Rio de Janeiro (Estado). Conheça a GIDE, sistema de planejamento estratégico da Secretaria Estadual de Educação. Nova Imprensa Oficial, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2013.