Interlocutions between the activity clinic and socio-discursive interactionism in the interpretation of teaching work

Authors

  • Ana Carla Barbosa Universidade Norte do Paraná, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Londrina, Paraná, Brasil
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, Londrina, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31540

Keywords:

Instruction to the double, Clinic of activity, Sociodiscursive interactionism

Abstract

To identify dimensions of work present in the activity and action of the teacher and thus participate in the debate about teaching work in the contemporary context, the objective of the text is to present reflections and possibilities related to the use of the Instruction to the Double (IaS) methodology. Based on the adaptation of that device for the analysis of practices from the labor sciences, we applied this methodology to a Portuguese language teacher in a public school in the interior of the State of Mato Grosso do Sul. We seek to identify the rules of conduct that she attributes to herself and the work group, as well as map characteristics of the course of action and the emergence of professional gestures. From the analysis of the thematic segments identified in the interview text, it was possible to synthesize an agenda of macro-concerns present in the course of the teacher's action.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carla Barbosa, Universidade Norte do Paraná, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Londrina, Paraná, Brasil

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e bacharel em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem interesse de pesquisa em ensino, formação de professores e linguagens. Atualmente leciona no Ensino Médio pela rede estadual de Mato Grosso do Sul nas modalidades regular e profissional.

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, Londrina, Paraná, Brasil

Possui graduação em Letras Anglo - Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP). Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo. É docente associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista produtividade da Fundação Araucária, vinculada à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação na área de Linguística Aplicada, linha de pesquisa Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens. Atua no Mestrado Profissional como docente. É aposentada da rede estadual de ensino onde adquiriu experiência profissional atuando em todos os ciclos da educação básica. Coordena grupo de pesquisa que tem como foco as atividades de linguagem, o agir profissional, os dispositivos didáticos para (multi)letramentos, gêneros do discurso e ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Foi coordenadora do GT-Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL, nos biênios 2010-2012 e 2012-2014.

References

BATISTA, Matilde.; RABELO, Laís. Imagine que sou seu sósia... aspectos técnicos de um método em clínica da atividade. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 1-8, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 277-326.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado das Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Matêncio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

BULEA BRONCKART, Ecaterina; BRONCKART, Jean-Paul. As representações do agir educacional no quadro do gênero entrevista. In: BULEA BRONCKART, Ecaterina; BRONCKART, Jean-Paul. As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. p. 161-188.

BRONCKART, Jean-Paul; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 131-165.

BUCHETON, Dominique.; SOULÉ, Yves. Les gestes professionnels et le jeu des postures de l’enseignant dans la classe: un multi-agenda de préoccupations enchâssées. Éducation et Didactique, Rennes, v. 3, n. 3, p. 29-48, out. 2009. Disponível em: https://educationdidactique.revues.org/543?lang=fr. Acesso em: 5 jan. 2015.

CARVALHO, Adriana Cintra de. Trabalho docente (re)velado no dizer do professor de ensino fundamental. 2009. 154 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Tradução de Adail Sobral. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 222 p.

CLOT, Yves. Gêneros profissionais e estilos da ação. In: CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Tradução de Guilherme João de Freitas e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. 155-164.

DIAS, Eliana. et al. Gêneros textuais e(ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura? Interacções, n. 19, p. 142-155, 2011.

LIMA, Anselmo Pereira. Atividade, instrumentos e desenvolvimento humano em situação de ensino-aprendizagem profissional. In: BANKS-LEITE, L.; SMOLKA, A. L. B; ANJOS, D. D. (Org.). Diálogos na perspectiva histórico-cultural: interlocuções com a clínica da atividade. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 33-48.

MACHADO, Anna Rachel; FERREIRA, Anise.; LOUSADA, Eliane Gouvêa. Breve definição dos fundamentos e procedimentos dos estudos do trabalho do professor. In: MACHADO, Anna Rachel; FERREIRA, Anise.; LOUSADA, Eliane Gouvêa. O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas: Mercado das Letras, 2011. p. 61-96.

MACHADO, Irandé. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. 264p.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário.; GAYDECZKA, Beatriz.; BRITO, Karim Siebeneiche. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011. p. 17-33.

MAZILLO, Tânia Maria. O diário do professor-aluno: um instrumento para a avaliação do agir. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 298- 325.

NASCIMENTO, Elvira Lopes. Fundamentos e procedimentos dos estudos do trabalho do professor. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, 2017. (Documento de aula).

NASCIMENTO, Elvira Lopes. O agir do professor (re) configurado nos gestos profissionais. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes.; ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Gêneros de texto / discurso: e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014. p. 121-143.

NASCIMENTO, Elvira Lopes; BRUN, Edna Pagliari. Transposição didática e gestos profissionais de ensinar: a construção do objeto de ensino pelo professor de Língua Portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, n. temático, 2017. No prelo.

OLIVEIRA, Marta. Kohl. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1993. 111 p.

SILVA, Alda Karoline Lima da. Apropriações da instrução ao sósia na análise da atividade de trabalho. Estudos de Psicologia, Natal, v. 21, n. 4, p. 446-455, 2016.

VYGOTSKY, Lev. Linguagem e pensamento. 2001. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/vigo.html. Acesso em: 31 jul. 2017.

Published

2020-12-31

How to Cite

Barbosa, A. C., & Nascimento, E. L. . (2020). Interlocutions between the activity clinic and socio-discursive interactionism in the interpretation of teaching work . Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1229–1246. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31540