Interlocuções entre a clínica da atividade e o interacionismo sociodiscursivo na interpretação do trabalho docente

Autores/as

  • Ana Carla Barbosa Universidade Norte do Paraná, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Londrina, Paraná, Brasil
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, Londrina, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31540

Palabras clave:

Instrução ao sósia, Clínica da atividade, Interacionismo sociodiscursivo

Resumen

Para identificar dimensões do trabalho presentes na atividade e ação do professor e assim participarmos do debate sobre o trabalho docente no contexto contemporâneo, o objetivo do texto é o de apresentar reflexões e possibilidades relacionadas à utilização da metodologia de Instrução ao Sósia (IaS) no contexto da profissão docente. A partir da adaptação daquele dispositivo de análise das práticas proveniente das ciências do trabalho (CLOT, 2007, 2010), realizamos uma aplicação dessa metodologia junto a uma professora de Língua Portuguesa em escola pública do interior do Estado de Mato Grosso do Sul com vistas a mediar o processo pelo qual ela dá inteligibilidade às características do seu trabalho no âmbito escolar. Pela técnica da instrução ao sósia buscamos identificar as regras de conduta que ela atribui a si e ao coletivo de trabalho, seus parâmetros contextuais, seu modo de organização, assim como mapear características do curso do agir e a emergência de gestos profissionais. Primeiramente foram abordados aspectos da infraestrutura textual (BRONCKART, 2008), tais como o contexto de produção e suas sequências temáticas. A partir da análise dos segmentos temáticos identificados no texto, foi possível sintetizar uma agenda de macropreocupações (NASCIMENTO, 2014) presentes no curso do agir da professora. Dentre as macropreocupações identificadas, a macropreocupação de pilotagem, trouxe à tona aspectos importantes não apenas sobre o objeto de análise em si, mas também do ato da IaS.

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Biografía del autor/a

Ana Carla Barbosa, Universidade Norte do Paraná, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Londrina, Paraná, Brasil

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e bacharel em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem interesse de pesquisa em ensino, formação de professores e linguagens. Atualmente leciona no Ensino Médio pela rede estadual de Mato Grosso do Sul nas modalidades regular e profissional.

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, Londrina, Paraná, Brasil

Possui graduação em Letras Anglo - Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP). Fez estágio de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo. É docente associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista produtividade da Fundação Araucária, vinculada à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação na área de Linguística Aplicada, linha de pesquisa Ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens. Atua no Mestrado Profissional como docente. É aposentada da rede estadual de ensino onde adquiriu experiência profissional atuando em todos os ciclos da educação básica. Coordena grupo de pesquisa que tem como foco as atividades de linguagem, o agir profissional, os dispositivos didáticos para (multi)letramentos, gêneros do discurso e ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Foi coordenadora do GT-Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL, nos biênios 2010-2012 e 2012-2014.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Barbosa, A. C., & Nascimento, E. L. . (2020). Interlocuções entre a clínica da atividade e o interacionismo sociodiscursivo na interpretação do trabalho docente. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1229–1246. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31540