A Reforma Capanema e as línguas estrangeiras modernas
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.49539Palavras-chave:
Reforma Capanema, Ensino de línguas, História da Educação, Políticas linguísticas, Ensino SecundárioResumo
Este artigo analisa a reforma educacional conduzida pelo então ministro Gustavo Capanema, no contexto do Estado Novo, e seus impactos no desenvolvimento do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. A partir de uma abordagem histórico-educacional, considerando pesquisadores como Leffa, Monte Mór e Pessanha, discute-se como a Reforma Capanema estabeleceu um modelo de ensino secundário centrado na formação elitista e nacionalista, no qual o ensino de línguas, especialmente o francês e o inglês, foi adaptado para atender aos interesses do regime. Refere-se também à estrutura pedagógica e à formação docente, já que, praticamente, foi o berço das línguas estrangeiras modernas ensinadas hoje.
Downloads
Referências
ASSIS, S. M. et al. A reforma Capanema e as leis orgânicas de 1942: mudanças e permanências no ensino técnico industrial. Open Science Research II, v. 2, p. 644-661, 2022. DOI 10.37885/220207674. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220207674.pdf. Acesso em: 22 jul. 2025.
BRASIL. Presidência da República. Decreto-Lei 4.244, de 9 de abril de 1942. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del4244.htm. Acesso em: 21 jul. 2025.
BRASIL. Presidência da República. Decreto-Lei 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del4073.htm. Acesso em: 21 jul. 2025.
CORRÊA, T. H. A educação bilíngue e o ensino de língua adicional no Brasil: uma possível proposta para o rompimento com o "discurso do fracasso" nas escolas regulares. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2015. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/3508/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20final%20mesmo.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jul. 2025.
HOCHE, A. A. Juventude Brasileira: Mobilização juvenil no Estado Novo (1940-1945). Acesso Livre, n. 2, p. 125-143, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistaacessolivre.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/09/aline-de-almeida-hoche.pdf. Acesso em: 21 jul. 2025.
LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, Apliesp, v. 4, n. 4, p. 13-24, 1999. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/58828429/O_Ensino_de_Linguas_Estrangeiras_no_contexto_Nacional-libre.pdf?1554745952=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DO_ensino_das_linguas_estrangeiras_no_con.pdf&Expires=1753394279&Signature=XiY0en~BGdwCCxNhsaVKwUX3No6flSABOZgD7airs82Zv0-apzA4hlUmDN12hzraLGZRNL8shwZL5ZlbdslcI6Aj7cC-MZXH-MkqGkHiFXNRYivhLM5KGeZFqJvUZFCljXaJHwsR1~DCHqwKVbFn9wBtOUmRrTdV3kHCjykZ3B1QAUmV~H5E~y7JOD8Sugp0AInXXKAPvbLhUaa7YHYiIdL6p2OnVnDSeHG6XyVHtlUEs9gECWVGwkC4Y~zgOXcVqOQPJ8beZew9bnvuXBNofvwRpXng4vKySQip3A4cLZunrdsqNM6SC0YXOXfWoXglqHds5zp22qrhCEmvo6kFug__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 21 jul. 2025.
LOPES, T. C. A sociologia sai da escola. Revista Brasileira de História da Educação, v. 24, n. 1, p. e334, 24 jun. 2024. DOI 10.4025/rbhe.v24.2024.e334 Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/69593/75137515779.Acesso em: 21 jul. 2025.
LORENZ, K. M.; VECHIA, A. A educação a serviço do Estado Novo no Brasil (1937-1945): políticas e práticas educativas. The XI Luso-Brazilian Congress on the History of Education, Porto, Portugal, jun., 20-23, 2016. Disponível em: https://digitalcommons.sacredheart.edu/ced_fac/243/. Acesso em: 22 jul. 2025.
MONTALVAO, S. S. Gustavo Capanema e o ensino secundário no Brasil: a invenção de um legado. Hist. Educ., Santa Maria, v. 25, e108349, 2021. DOI 10.1590/2236-3459/108349. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592021000100425&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 jul. 2025.
MONTALVAO, S. S.; AMARAL, J. Revolução, conservadorismo e nacional-estatismo na assinatura política do ministro Capanema. REVICE, UFMG, v. 9, n.1, 2024. DOI 10.35699/2525-8036.2024.51195 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e51195/e51195 Acesso em: 22 jul. 2025.
MONTE MÓR, W. As políticas de ensino de línguas e o projeto de letramentos. In: NICOLAIDES, C. et al. (Org.) Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013, p. 219-236.
PESSANHA, E.; RHAE, M. B.; HELLMANN, P. N. M. Docência no Ensino Secundário Durante a Reforma Capanema: Um Recorte Regional e Disciplinar (1942-1961). Interfaces da Educação, v. 14, n. 40, p. 150–169, 2023. DOI 10.61389/inter. v14i40.5858. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/interfaces/article/view/5858. Acesso em: 22 jul. 2025.
PESSOA, S.; SOUZA, S. TAVARES, N. Um breve estudo sobre as mudanças do Ensino Secundário no Brasil no período de 1930 a 1950. Humanidades e Tecnologia (FINOM). v. 51, out./dez., 2024. p. 162-173. DOI 10.5281/zenodo.13630630. Disponível em: https://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/download/5736/pdf. Acesso em: 22 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 André Luís Rabelo Cardoso; Luciana Lacerda de Carvalho; Thiago Machado e Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.















