A Reforma Capanema e as línguas estrangeiras modernas

Autores

  • Luciana Lacerda de Carvalho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Posgrado en Ciencias de La Educación, Asunción, Paraguay https://orcid.org/0000-0002-5433-9515
  • Thiago Machado e Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Programa de Pós-Graduação em Educação, Diamantina, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5228-838X
  • André Luís Rabelo Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4971-611X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.49539

Palavras-chave:

Reforma Capanema, Ensino de línguas, História da Educação, Políticas linguísticas, Ensino Secundário

Resumo

Este artigo analisa a reforma educacional conduzida pelo então ministro Gustavo Capanema, no contexto do Estado Novo, e seus impactos no desenvolvimento do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. A partir de uma abordagem histórico-educacional, considerando pesquisadores como Leffa, Monte Mór e Pessanha, discute-se como a Reforma Capanema estabeleceu um modelo de ensino secundário centrado na formação elitista e nacionalista, no qual o ensino de línguas, especialmente o francês e o inglês, foi adaptado para atender aos interesses do regime. Refere-se também à estrutura pedagógica e à formação docente, já que, praticamente, foi o berço das línguas estrangeiras modernas ensinadas hoje.

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Biografia do Autor

Luciana Lacerda de Carvalho, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Posgrado en Ciencias de La Educación, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (PY), com bolsa do PBQS fornecida pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG. Mestra em Ciências Humanas pela UFVJM na linha de Estudos da linguagem e cultura (2018. Pós-graduada em Inspeção Escolar pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (2008). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000). Desde setembro de 2014, é revisora de textos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Reitoria.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0722743262059014

Thiago Machado e Andrade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Programa de Pós-Graduação em Educação, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Administração pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (2009), especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2011) (e mestrado em Educação pela UFVJM (2019). Servidor público federal efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG, onde atua como Procurador Educacional Institucional do IFNMG. Trabalha e possui experiência com gestão de indicadores institucionais, regulação do ensino superior e gestão de informações referentes a alunos e cursos da instituição.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3960526522267195

 

André Luís Rabelo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Política Pública pela UFRGS (2019), Mestre em Gestão Pública pela UNB (2016), Especialista em Contabilidade pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2011), com Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007). Atualmente é administrador no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, onde já exerceu a função de vice-reitor, diretor executivo e diretor de Administração e Infraestrutura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5781284513306658

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

Carvalho, L. L. de, Andrade, T. M. e, & Cardoso, A. L. R. (2025). A Reforma Capanema e as línguas estrangeiras modernas. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–13, e49539. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.49539

Edição

Seção

Pesquisa aplicada