La Reforma Capanema y las lenguas extranjeras modernas

Autores/as

  • Luciana Lacerda de Carvalho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Posgrado en Ciencias de La Educación, Asunción, Paraguay https://orcid.org/0000-0002-5433-9515
  • Thiago Machado e Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Programa de Pós-Graduação em Educação, Diamantina, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5228-838X
  • André Luís Rabelo Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4971-611X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.49539

Palabras clave:

Reforma Capanema, Enseñanza de lenguas, Historia de la educación, Políticas lingüísticas, Enseñanza secundaria

Resumen

Este artículo analiza la reforma educativa realizada por el entonces ministro Gustavo Capanema, en el contexto del Estado Novo, y sus impactos sobre el desarrollo de la enseñanza de lenguas extranjeras en Brasil. A partir de un enfoque histórico-educativo, considerando investigadores como Leffa, Monte Mór y Pessanha, se discute cómo la Reforma Capanema estableció un modelo de educación secundaria centrado en la formación elitista y nacionalista, en el que fue adaptado para satisfacer los intereses del régimen. Se refiere también a la estructura pedagógica y a la formación docente, ya que, prácticamente, fue la cuna de las lenguas extranjeras modernas enseñadas hoy.

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Biografía del autor/a

Luciana Lacerda de Carvalho, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Posgrado en Ciencias de La Educación, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (PY), com bolsa do PBQS fornecida pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG. Mestra em Ciências Humanas pela UFVJM na linha de Estudos da linguagem e cultura (2018. Pós-graduada em Inspeção Escolar pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (2008). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000). Desde setembro de 2014, é revisora de textos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Reitoria.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0722743262059014

Thiago Machado e Andrade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Programa de Pós-Graduação em Educação, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Administração pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (2009), especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2011) (e mestrado em Educação pela UFVJM (2019). Servidor público federal efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG, onde atua como Procurador Educacional Institucional do IFNMG. Trabalha e possui experiência com gestão de indicadores institucionais, regulação do ensino superior e gestão de informações referentes a alunos e cursos da instituição.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3960526522267195

 

André Luís Rabelo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Política Pública pela UFRGS (2019), Mestre em Gestão Pública pela UNB (2016), Especialista em Contabilidade pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2011), com Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007). Atualmente é administrador no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, onde já exerceu a função de vice-reitor, diretor executivo e diretor de Administração e Infraestrutura.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5781284513306658

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Publicado

2025-10-20

Cómo citar

Carvalho, L. L. de, Andrade, T. M. e, & Cardoso, A. L. R. (2025). La Reforma Capanema y las lenguas extranjeras modernas. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–13, e49539. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.49539

Número

Sección

Pesquisa aplicada