Discurso neoliberal e trabalho acadêmico
o paradoxo de se denunciar a violência vivida
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47210Palavras-chave:
Universidade, Neoliberalismo, Trabalho, Discurso, FoucaultResumo
Este ensaio teórico-reflexivo problematiza como o discurso neoliberal atravessa o trabalho acadêmico e conforma subjetividades, produzindo o paradoxo de uma escrita que, ao denunciar a violência do desempenho, também se submete às regras que critica. Pautando-se no conceito de Discurso Foucaultiano, dedica-se a compreender os efeitos colaterais do discurso neoliberal no campo do trabalho acadêmico, onde a responsabilização do sujeito, individualização da culpa, culto à performance, dentre demais sintomas, influenciam subjetividades das mais diversas e adoecedoras formas. Com isso, visa-se compreender o trabalhador acadêmico como sujeito imerso nesse processo, mas também como potencial agente de resistência.
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