Discurso neoliberal e trabalho acadêmico

o paradoxo de se denunciar a violência vivida

Autores

  • João Pedro Lubachevski de Sampaio Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Maringá, Paraná, Brasil https://orcid.org/0009-0007-4948-3305
  • Matheus Viana Braz Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Maringá, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1193-9753

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47210

Palavras-chave:

Universidade, Neoliberalismo, Trabalho, Discurso, Foucault

Resumo

Este ensaio teórico-reflexivo problematiza como o discurso neoliberal atravessa o trabalho acadêmico e conforma subjetividades, produzindo o paradoxo de uma escrita que, ao denunciar a violência do desempenho, também se submete às regras que critica. Pautando-se no conceito de Discurso Foucaultiano, dedica-se a compreender os efeitos colaterais do discurso neoliberal no campo do trabalho acadêmico, onde a responsabilização do sujeito, individualização da culpa, culto à performance, dentre demais sintomas, influenciam subjetividades das mais diversas e adoecedoras formas. Com isso, visa-se compreender o trabalhador acadêmico como sujeito imerso nesse processo, mas também como potencial agente de resistência.

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Biografia do Autor

João Pedro Lubachevski de Sampaio, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Maringá, Paraná, Brasil

Graduado em Psicologia (UNICESUMAR). Especialista em Psicologia Clínica Junguiana (UNINGÁ). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6279397037077472

Matheus Viana Braz, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Maringá, Paraná, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNEPS). Mestre e Doutor em Psicologia pela mesma instituição. Professor do Departamento de Psicologia (DPI) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2840916206231985

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

Sampaio, J. P. L. de, & Braz, M. V. (2025). Discurso neoliberal e trabalho acadêmico: o paradoxo de se denunciar a violência vivida. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–14, e47210. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47210

Edição

Seção

Pesquisa aplicada