Efeitos sonoros a partir de arcos voltaicos

uma abordagem experimental aplicada ao ensino de eletromagnetismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42439

Palavras-chave:

Eletromagnetismo, Bobina de Tesla, Ensino de física, Metodologias ativas, Avaliação formativa

Resumo

Os conteúdos estudados na engenharia elétrica, em específico na disciplina de eletromagnetismo, apresentam um alto nível de abstração, tornando o aprendizado complexo e, por vezes, com baixo rendimento de aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho traz uma proposta de construção e abordagem didática de uma máquina de arcos voltaicos baseada na bobina de Tesla, que, por meio de interações sonoras associadas às suas frequências, visa apresentar os conceitos teóricos de forma prática e lúdica, tornando o conteúdo mais plausível e verossímil.  Destarte, este estudo tem como objetivo apresentar, a partir de uma abordagem experimental, a teoria da indução eletromagnética, os aspectos teóricos e práticos envolvidos na elaboração e execução do projeto descrito, além de propor métodos de abordagem e avaliação formativa que buscam o desenvolvimento da autonomia e da participação ativa e cooperativa do estudante.

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Biografia do Autor

José Milton Ferreira Júnior, Instituto Federal do Ceará, Departamento de Química e Meio Ambiente, Sobral, Ceará, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Química (UECE). Mestre em Química Inorgânica (UFC).
Doutor em Biotecnologia (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5406571853740986

Rafael, Centro Universitário Unifanor, Núcleo de engenharias, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Graduado em Engenharia Elétrica (UniFanor). Autônomo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0000000000000000

Jéssyca de Freitas Lima Brito, Centro Universitário Unifanor, Núcleo de engenharias, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Graduada em Saneamento Ambiental (IFCE). Especialista em Educação Ambiental e
Geografia do Semiárido (IFRN). Mestra em Ciências e tecnologia Ambiental (UEPB). Doutora
em Engenharia Civil (UFC). Professora do Centro Universitário Unifanor.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8249136742080666

Bruna Tarciana Cavalcante Bezerra, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Química, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Graduada em Engenharia Química (UFC). Mestra em Engenharia Química (UFC).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1565585711646178

Suely Alves Silva, Centro Universitário Unifanor, Núcleo de engenharias, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Física (IFCE). Mestra em Engenharia e Ciências dos Materiais
(UFC). Doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais (UFC). Professora do Centro
Universitário Unifanor.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9565809079928407

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Publicado

2024-05-25

Como Citar

Júnior, J. M. F., Silva, R. M. da ., Brito, J. de F. L., Bezerra, B. T. C., & Silva, S. A. . (2024). Efeitos sonoros a partir de arcos voltaicos: uma abordagem experimental aplicada ao ensino de eletromagnetismo. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–19, e42439. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42439

Edição

Seção

Pesquisa aplicada