Efeitos sonoros a partir de arcos voltaicos
uma abordagem experimental aplicada ao ensino de eletromagnetismo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42439Palavras-chave:
Eletromagnetismo, Bobina de Tesla, Ensino de física, Metodologias ativas, Avaliação formativaResumo
Os conteúdos estudados na engenharia elétrica, em específico na disciplina de eletromagnetismo, apresentam um alto nível de abstração, tornando o aprendizado complexo e, por vezes, com baixo rendimento de aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho traz uma proposta de construção e abordagem didática de uma máquina de arcos voltaicos baseada na bobina de Tesla, que, por meio de interações sonoras associadas às suas frequências, visa apresentar os conceitos teóricos de forma prática e lúdica, tornando o conteúdo mais plausível e verossímil. Destarte, este estudo tem como objetivo apresentar, a partir de uma abordagem experimental, a teoria da indução eletromagnética, os aspectos teóricos e práticos envolvidos na elaboração e execução do projeto descrito, além de propor métodos de abordagem e avaliação formativa que buscam o desenvolvimento da autonomia e da participação ativa e cooperativa do estudante.
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