Evasão escolar em cursos livres de idiomas:

estudo de um caso

Autores

  • Simone Braz Ferreira Gontijo Gontijo Instituto Federal de Brasília, Campus Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Brenda Raphaella Rodrigues Lima Instituto Federal de Brasília, Campus Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5041-3503

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37706

Palavras-chave:

Evasão , Línguas estrangeiras, Gestão escolar

Resumo

O artigo é oriundo da pesquisa que investigou as causas da evasão estudantil numa escola pública de cursos livres de idiomas em uma cidade do Distrito Federal. Adotou a investigação qualitativa, por meio da aplicação de questionário aos estudantes evadidos. Os resultados indicam que o índice de evasão não pode ser estabelecido, pois a instituição não dispõe de dados organizados em seu registro acadêmico que possam gerar resultados fidedignos. Para os estudantes participantes da pesquisa os principais motivadores da evasão podem ser categorizados como pessoais e/ou institucionais, uma vez que tanto o estudante não se sente capacitado ou estimulado a estudar quanto há pouco diálogo institucional para lidar com questões relativas ao horário das aulas e tempo/ estímulo para os estudos.

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Biografia do Autor

Simone Braz Ferreira Gontijo Gontijo, Instituto Federal de Brasília, Campus Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Graduada Pedagogia (UCB). Especialista em Educação a Distância (UnB). Especialista em Política e Estratégia (UnB). Especialista em Administração em Educação (UnB). Mestra em Educação (UnB). Doutora em Educação (UnB). Professora do Instituto Federal e Brasília, campus Ceilândia. Professora do curso de Letras/ Espanhol e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6448190142283114  

Brenda Raphaella Rodrigues Lima, Instituto Federal de Brasília, Campus Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Graduanda em Letras/ Espanhol (IFB) campus Ceilândia. Bolsista de Iniciação Científica FAP/ DF – IFB.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4871457325098539

 

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Gontijo, S. B. F. G., & Rodrigues Lima, B. R. (2023). Evasão escolar em cursos livres de idiomas: : estudo de um caso . Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 01–16, e37706. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37706

Edição

Seção

Pesquisa aplicada