Censitarização das avaliações externas em larga escala

uma análise da universalização e da divulgação de resultados do ensino médio no Saeb-Ideb/2017

Autores

  • Danielle de Oliveira Costa Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7673-552X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35586

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Censitarização, Taxas de participação, Saeb, Ideb

Resumo

O presente artigo debate o alcance das taxas de participação exigidas para a divulgação dos resultados por escola nas avaliações externas nacionais e o seu impacto no contexto de massiva ampliação da abrangência das aplicações. Elegeu-se como estudo de caso a censitarização estendida ao ensino médio na edição de 2017 do Saeb/Ideb. Utilizou-se como método a análise descritiva dos normativos legais sobre o tema, associada à produção e interpretação de indicador baseado no percentual de escolas com dados divulgados por Unidade da Federação e por dependência administrativa. A análise revelou que mais da metade das escolas avaliadas deixou de receber seus resultados divulgados e que há alta variabilidade da medida entre as Unidades da Federação do país (14% - 97%).  O estudo alerta para os condicionantes contextuais deste cenário, para seus impactos financeiros e pedagógicos e para a tendência de seu agravamento diante da crescente censitarização das avaliações externas.

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Biografia do Autor

Danielle de Oliveira Costa, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Graduada em Geografia (UNB). Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (UFJF). Mestre em Geografia (UNB). Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3129143751223719

 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Costa, D. de O. . (2023). Censitarização das avaliações externas em larga escala: uma análise da universalização e da divulgação de resultados do ensino médio no Saeb-Ideb/2017. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–16, e35586. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35586