Morte e vida severina na perspectiva do trabalho

uma sequência didática

Autores

  • Mélody Hármony Bezerra da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4711-1296
  • Giann Mendes Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.34828

Palavras-chave:

Trabalho, Literatura, Poema

Resumo

Este artigo faz parte dos resultados da dissertação de mestrado de título “O estudo do poema Morte e Vida Severina a partir da perspectiva do trabalho” e tem como objetivo apresentar a aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do estudo do poema Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Como objetivos buscou-se apresentar uma proposta que integre questões relacionadas aos desafios no mundo do trabalho à Literatura. Como metodologia foi utilizada a pesquisa de intervenção realizada de forma remota com 21 alunos do IFRN. Foram enviadas videoaulas e realizadas discussões através de aplicativo de Smartphone. Observou-se que a maioria dos alunos ainda não conheciam o poema e abordá-lo proporcionou aos mesmos obterem uma percepção dialógica entre as condições do passado e do presente. Conclui-se que a aplicação do produto foi uma contribuição para as aulas de Literatura e proporcionou um ensino mais integrado.

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Biografia do Autor

Mélody Hármony Bezerra da Costa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em História (UERN). Especialista em Educação (UERN). Mestra em Educação
Profissional e Tecnológica (IFRN).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2010758866965667

Giann Mendes Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduado em Música (UECE). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UECE).
Mestre em Etnomusicologia (UECE). Doutorem Educação Musical (UFRS). Professor de
Artes/Música do IFRN e adjunto IV da UERN. Experiência em Educação Musical, ensino
coletivo de instrumento, educação musical à distância e tecnologias em educação musical. Em 2014 desenvolveu projeto de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias
Inovativas em Educação Musical com bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação SETEC/MEC e CNPq na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere/Finlândia.
Atualmente é diretor da Diretoria de Educação à distância (DEaD/UERN) e coordenador UAB/UERN.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6979964853461193

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Costa , M. H. B. da, & Ribeiro, G. M. (2021). Morte e vida severina na perspectiva do trabalho: uma sequência didática. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–26, e34828. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.34828

Edição

Seção

Pesquisa aplicada