O Projeto Político Pedagógico contextualizado na formação de professores do Normal Magistério
Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, Aprendizagem contextualizada, Educação do CampoResumo
Este artigo analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha (SAP), Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que o mesmo apresenta forte presença de agricultores familiares e escolas de educação básica do campo. Fez-se uso da análise documental do PPP buscando identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo sob o enfoque teórico da educação do campo e da concepção freireana, pelas quais o processo educacional encontra sentido quando analisa o contexto sociocultural dos estudantes. Concluímos que o PPP tem um papel central no processo de formação e no planejamento das práticas pedagógicas do IEESA e busca contextualizar com a realidade sociocultural dos educandos.
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