O Projeto Político Pedagógico contextualizado na formação de professores do Normal Magistério

Autores

  • Izelda Todero Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre RS, Brasil
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4604-3597

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Aprendizagem contextualizada, Educação do Campo

Resumo

Este artigo analisou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha (SAP), Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que o mesmo apresenta forte presença de agricultores familiares e escolas de educação básica do campo. Fez-se uso da análise documental do PPP buscando identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo sob o enfoque teórico da educação do campo e da concepção freireana, pelas quais o processo educacional encontra sentido quando analisa o contexto sociocultural dos estudantes. Concluímos que o PPP tem um papel central no processo de formação e no planejamento das práticas pedagógicas do IEESA e busca contextualizar com a realidade sociocultural dos educandos.

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Biografia do Autor

Izelda Todero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre RS, Brasil

Graduada em Pedagogia (URI). Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professora da Educação Básica e Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8635273566451838.

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre RS, Brasil

Graduado em Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Química (PUC/RS). Especialista em Toxicologia Aplicada (PUC/RS) e Educação Química (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Doutor em Educação (UNISINOS). Pós-Doutor em Educação e Educação do Campo (FACED/UFRGS). Professor do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED) e do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza (UFRGS). Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado pela CAPES e UFRGS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6296765931808947.

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

Todero, I., & Robaina, J. V. L. (2021). O Projeto Político Pedagógico contextualizado na formação de professores do Normal Magistério. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–15, e32947. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32947

Edição

Seção

Pesquisa aplicada