Coordenador pedagógico e o ensino remoto

práticas e desafios frente à pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32806

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Ensino remoto, Pandemia

Resumo

O estudo visa analisar quais têm sido os principais desafios da dinâmica do ensino remoto no trabalho do Coordenador Pedagógico (CP) no âmbito da escola pública. Utiliza-se, como lócus de reflexão, a realidade educacional de um município situado na região amazônica. Dentre os objetivos propostos, busca-se: identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos CPs como respostas aos desafios vivenciados na escola; compreender a percepção dos CPs sobre a dinâmica do ensino remoto; e verificar as contribuições e discrepâncias do ensino remoto na atuação profissional dos CPs. As discussões resultam de pesquisa de campo, contemplando o uso de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados. Dos resultados obtidos, constata-se que são inúmeros os desafios ocasionados ao fazer pedagógico dos CPs, exigindo a organização e acompanhamento das ações em busca da materialidade do processo ensino-aprendizagem, mesmo diante de condições deficitárias de trabalho: conflitos, sinal precário de internet, ausência de formação etc.

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Biografia do Autor

José Flábio dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará, Óbidos, Pará, Brasil

Graduado em Pedagogia pela UFOPA Campos Regional de Óbidos-PA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7065985064498306.

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Santos, J. F. dos. (2021). Coordenador pedagógico e o ensino remoto: práticas e desafios frente à pandemia. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–14, e32806. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32806

Edição

Seção

Pesquisa aplicada