Coordenador pedagógico e o ensino remoto
práticas e desafios frente à pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32806Palavras-chave:
Coordenador pedagógico, Ensino remoto, PandemiaResumo
O estudo visa analisar quais têm sido os principais desafios da dinâmica do ensino remoto no trabalho do Coordenador Pedagógico (CP) no âmbito da escola pública. Utiliza-se, como lócus de reflexão, a realidade educacional de um município situado na região amazônica. Dentre os objetivos propostos, busca-se: identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos CPs como respostas aos desafios vivenciados na escola; compreender a percepção dos CPs sobre a dinâmica do ensino remoto; e verificar as contribuições e discrepâncias do ensino remoto na atuação profissional dos CPs. As discussões resultam de pesquisa de campo, contemplando o uso de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados. Dos resultados obtidos, constata-se que são inúmeros os desafios ocasionados ao fazer pedagógico dos CPs, exigindo a organização e acompanhamento das ações em busca da materialidade do processo ensino-aprendizagem, mesmo diante de condições deficitárias de trabalho: conflitos, sinal precário de internet, ausência de formação etc.
Downloads
Referências
BARROS, Séfora; EUGENIO, Benedito G. O Coordenador Pedagógico na Escola: Formação, Trabalho, Dilemas. Educação, Gestão e Sociedade, n. 16, 2014, p. 1-15. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509160828.pdf Acesso: 23 abr. 2021.
BRASIL/MEC. Portaria Nº 343 de 17 de março de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso: 17 abr. 2021.
CARVALHO, Lusinete França de. O Coordenador Pedagógico e a Formação Continuada de Professores: Implicações nos Saberes e Práticas Docentes. Educere: XIV congresso de Educação. Curitiba, 2017, p. 12250-12264. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26895_13849.pdf Acesso: 16 abr. 2021.
COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; BRYAN, Newton Antonio Paciulli. Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia. ETD – Educ. temática digital, v. 16, n. 1, jan./abr., 2014, p. 174-191. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1336 Acesso: 23 abr. 2021.
CORRADINI, Suely Nercessian; MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Práticas pedagógicas e o uso da informática. Revista Exitus, v. 3, n. 2, jul./dez., 2013, p. 85-92. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/152 . Acesso: 22 abr. 2021.
GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: http://sedis.ufrn.br/sedis-produz-material-para-orientar-atividades-de-ensino-remoto-na-ufrn/ Acesso: 23 abr. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PORTAL DO MEC. Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino no país durante pandemia do coronavírus. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/87161-conselho-nacional-de-educacao-esclareceprincipais-duvidas-sobre-o-ensino-no-pais-durante-pandemia-do-coronavirus. Acesso: 17 abr. 2021.
SANARMED. Linha do tempo do conravirús no Brasil. Disponível em: https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil Acesso: 15 abr. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos. O Coordenador Pedagógico e a implementação da Gestão Democrática: reflexões necessárias. In: Anais do VII Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2020, p. 1-12. Disponível em: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68950. Acesso: 17 abr. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 19-41, Set./Dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso: 01 abr. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; COLARES, Anselmo Alencar. A Organização do Trabalho Pedagógico no Oeste do Pará: Discussões no Contexto Pandêmico. Revista Educar Mais, v. 5, n. 1, 2021, p. 83-98. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2119. Acesso: 25 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Flábio dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.