Avaliação educacional e autonomia no contexto federalista
Uma discussão a partir dos sistemas estaduais de avaliação
Palavras-chave:
Sistemas de avaliação da educação, Federalismo, Descentralização, Políticas EducacionaisResumo
O artigo apresenta uma justificativa para os sistemas estaduais ou municipais de avaliação da educação a partir da discussão sobre autonomia e descentralização no modelo federativo brasileiro, especialmente para o caso das políticas em educação. Para validar a justificativa da avaliaçãocomo ferramenta analítica de políticas públicas, consideramos os sistemas estaduais de avaliação de Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Ceará. Os resultados apontam para um diálogo expressivo entre políticas públicas para educação e avaliação, tendo como pano de fundo a autonomia dos estados federados na condução de políticas públicas educacionais, em particular a criação de sistemas estaduais de avaliação da educação. A partir da criação desses sistemas, que experimentou patente expansão a partir de meados da década de 2000 no Brasil, podemos analisar as características do sistema federativo brasileiro, envolvendo a descentralização como ideia regente de nosso esforço de compreensão do federalismo brasileiro.
Downloads
Referências
ARRETCHE, Ma. Federalismo e Relações Intergovernamentais no Brasil: A Reforma de Programas Sociais. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 45, n. 3, 2002.
_________________. Democracia, federalismo e centralização no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2012.
AZEVEDO, F. et alli, Manifesto dos Pioneiros da educação nova (1932) - Documento. Revista Histedbr on line, Campinas, n. especial, 2006. Disponível em: . Acesso em: 30 de abr. 2012.
COSTA RIBEIRO, S. Pedagogia da repetência. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 12, 1991. Disponível em: . Acesso em: 25 de abr. 2012.
HIRSCHMAN, A. Saída, Voz e Lealdade - Reações ao declínio de firmas, organizações e estados. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1973.
NICOLELLA, A. SCORZAFAVE, L.G. Indicadores e medidas educacionais no Brasil. In: CONDÉ, E. et al. Política Educacionais e Avaliação de Programas. Coleção Gestão e Avaliação da Educação Pública, v. 1, Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
OLIVEIRA, R. de F. Políticas educacionais no Brasil. In: CONDÉ, E. et al. Política Educacionais e Avaliação de Programas. Coleção Gestão e Avaliação da Educação Pública, v. 1, Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
SOARES, J.F.. Qualidade e Equidade na Educação Básica Brasileira: a evidência do SAEB-2001. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 12, n. 38, 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2012.