O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos

implicações para o debate sobre gestão escolar

Autores

  • Juliana Frizzoni Candian Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Wagner Silveira Rezende Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Clima escolar, Desempenho, Valor agregado, Contexto normativo

Resumo

O objetivo deste trabalho é evidenciar a relação positiva entre desempenho escolar acima do esperado e o clima escolar favorável ao bom desempenho, em um aspecto bastante específico: a percepção, por parte dos alunos, das normas que vigoram na escola. É tema comum na pesquisa em educação explorar as razões das diferenças
entre os resultados de escolas e alunos. Buscamos evidências de que escolas semelhantes, no que se refere à condição dos seus alunos, mas que se distinguem pela qualidade do clima escolar no seu contexto normativo, afetam de forma diferente o desempenho dos alunos. A evidência empírica vem das informações dos questionários contextuais e dos testes de proficiência dos sistemas estaduais de avaliação de três estados brasileiros (GO, PE, RS) no ano de 2011, e permite destacar a relação entre o desempenho escolar e o clima escolar percebido pelos alunos, no seu aspecto normativo. Esse vínculo entre desempenho e normas permite estabelecer conexões entre clima escolar e gestão escolar.

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Referências

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Como Citar

Candian, J. F. ., & Rezende, W. S. . (2020). O contexto normativo do clima escolar e o desempenho dos alunos: implicações para o debate sobre gestão escolar. Pesquisa E Debate Em Educação, 3(2), 25–41. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32235

Edição

Seção

Pesquisa aplicada