Conversando com adolescentes
possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar
Palavras-chave:
gestão escolar, gestão educacional, CRASResumo
O presente relato tem como objetivo apresentar reflexões nascidas de uma experiência de trabalho fora do ambiente escolar com adolescentes de Juiz de Fora MG. Embora o interesse inicial desse trabalho não se relacionasse com a questão da gestão escolar, tornou-se inevitável que as ações desenvolvidas acabassem por gerar um material que poderia ser compartilhado e transformado em uma reflexão mais geral sobre o tema da gestão. Sendo assim, o que apresento nas próximas linhas é uma breve narrativa sobre as possibilidades que a escola tem, por meio de sua equipe gestora, para penetrar de forma mais ampla no universo de seus educandos, conhecendo-os melhor e qualificando as ações da escola. (Eu "to" satisfeita com minha escola. O ruim é que os alunos podem sair a hora que "quiser". Tipo assim, o portão não fica totalmente fechado, mas o ensino eu gosto. (“L”, 16 anos).
Downloads
Referências
BURGOS, Marcelo Baumann. Dimensões institucionais da gestão escolar. Revista Pesquisa e debate em educação – Programa de Pós Graduação em Gestão da Educação Pública/UFJF, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, 2013, p. 10-23.
MONT'ALVÃO, André. Estratificação Educacional no Brasil do Século XXI. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 54, n. 2, 2011, p. 389 a 430.