Conversando com adolescentes

possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar

Autores/as

  • Tiago Rattes de Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora

Palabras clave:

gestão escolar, gestão educacional, CRAS

Resumen

O presente relato tem como objetivo apresentar reflexões nascidas de uma experiência de trabalho fora do ambiente escolar com adolescentes de Juiz de Fora MG. Embora o interesse inicial desse trabalho não se relacionasse com a questão da gestão escolar, tornou-se inevitável que as ações desenvolvidas acabassem por gerar um material que poderia ser compartilhado e transformado em uma reflexão mais geral sobre o tema da gestão. Sendo assim, o que apresento nas próximas linhas é uma breve narrativa sobre as possibilidades que a escola tem, por meio de sua equipe gestora, para penetrar de forma mais ampla no universo de seus educandos, conhecendo-os melhor e qualificando as ações da escola. (Eu "to" satisfeita com minha escola. O ruim é que os alunos podem sair a hora que "quiser". Tipo assim, o portão não fica totalmente fechado, mas o ensino eu gosto. (“L”, 16 anos).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Fátima. Escolhas Familiares, Estratificação Educacional e Desempenho Escolar: Quais as Relações? DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 53, n. 2, 2010, p. 447 a 468.
BURGOS, Marcelo Baumann. Dimensões institucionais da gestão escolar. Revista Pesquisa e debate em educação – Programa de Pós Graduação em Gestão da Educação Pública/UFJF, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, 2013, p. 10-23.
MONT'ALVÃO, André. Estratificação Educacional no Brasil do Século XXI. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 54, n. 2, 2011, p. 389 a 430.

Cómo citar

Andrade, T. R. de . (2020). Conversando com adolescentes: possibilidades de construção de estratégias para a gestão escolar. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(1), 139–146. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32039

Número

Sección

Comunicação e desenvolvimento profissional

Artículos más leídos del mismo autor/a