Infraestrutura escolar e satisfação profissional

percepção de professores da educação básica brasileira

Autores

  • Lívia Maria Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edmilson Antônio Pereira Junior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32018

Palavras-chave:

Educação infantil, Satisfação profissional, Infraestrutura escolar, Condições da unidade educacional, Condições da sala de aula

Resumo

Analisa-se a percepção de professores da educação básica sobre as condições da infraestrutura escolar e a satisfação profissional, ressaltando especificidades da educação infantil (EI), com indicadores desenvolvidos a partir de resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil – Fase II, coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 2015. Mesmo com remuneração e carreiras mais desvantajosas, as docentes da EI apresentaram índice de respostas mais elevado em relação à satisfação profissional.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Vieira , L. M. F., & Pereira Junior, . E. A. (2020). Infraestrutura escolar e satisfação profissional: percepção de professores da educação básica brasileira. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(1), 1027–1046. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32018