A importância do estágio para a formação inicial docente sob a ótica de licenciandos em educação do campo

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal da Bahia, Programa De Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Salvador, Bahia, Brasi https://orcid.org/0000-0003-4935-5198
  • Renata José de Melo Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-graduação em Educação, Catalão, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9613-039X
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-graduação em Educação, Catalão, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7196-4398

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31985

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Formação Inicial Docente, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O Estágio tem grande importância na formação inicial docente, uma vez que permite o contato direto dos licenciandos com a realidade escolar, levando estes professores em formação inicial a vivenciarem o processo de ensino e aprendizagem sob a ótica docente. Dessa forma, objetiva-se relatar a vivência de licenciandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Catalão (EDUCampo/UFCAT) em um estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando-se refletir sobre a importância desta etapa na formação inicial dos licenciandos envolvidos. Esta análise se pauta em uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a entrevista com um professor da escola (preceptor). Por meio da análise dos dados, observou-se que a formação de alguns dos docentes desta escola não era específica para a área em que estavam atuando e que os docentes não vêm tendo acesso a uma formação continuada. As observações trouxeram uma nova percepção em relação às especificidades de uma EJA, oportunizando conhecer melhor essa modalidade de ensino, portanto enriquecendo a bagagem como futuros professores e possibilitando que se pautasse a elaboração de uma sequência didática mais contextualizada com a realidade dos alunos da escola campo. Assim, percebe-se que para uma atuação docente que garanta uma aprendizagem plena e crítica, é necessário se conhecer a realidade do alunado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia, Programa De Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Salvador, Bahia, Brasi

Graduada em Química (UFG/RC). Especialista em Educação Especial com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (UCM). Mestra em Educação (UFG/RC). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (PPGEFHC).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5867496765077418 

Renata José de Melo, Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-graduação em Educação, Catalão, Goiás, Brasil

Graduada em Licenciatura em Educação no Campo (UFG/RC). Mestranda em Educação... (PPGEDUC/UFCat).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1694358296983805

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-graduação em Educação, Catalão, Goiás, Brasil

Graduado em Licenciatura e bacharel em Química (USP). Mestra e Doutora em Ciências (USP). Professora da Unidade de Educação, da Universidade Federal de catalão (UFCat).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6775966589667074

Referências

ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tava res. Percepções de pibidianos após a elaboração de suas primeiras aulas: o programa tem cumprido seus objetivos. Revista Iluminart, v. 17, 2019. Disponível em: http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/349/328. Acesso em: 05 mar. 2021.

ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; SANTOS, Dayane Graciele dos; NUNES, Simara Maria Tavares. O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-19, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2887/922. Acesso em: 05 mar. 2021.

ARAÚJO, Laura Filomena Santos de; DOLINA, Janderléia Valéria; PETEAN, Elen; MUSQUIM, Cleciene dos Anjos; BELLATO, Roseney; LUCIETTO, Grasiele Cristina. Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, Vitória, Espírito Santo, p. 53-61, jul./set. 2013.

ARRUDA, M. Maria da Conceição Calmon; OLVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Consideração sobre a educação do campo. SOLETRAS – Revista do Departamento de Letras da FFP/UERJ, v. 1, n. 24, p. 357-372, 2012.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2002a.

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. 2002b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.

CENPEC - Centro de Pesquisas para Educação e Cultura. Raízes e Asas. São Paulo: CENPEC, 1994.

FERNANDEZ, Cleoni Maria Barboza; SILVEIRA, Denise Nascimento da. Formação inicial de professores: desafios do estágio curricular supervisionado e territorialidades na licenciatura. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Caxambu. Anais [...].

FREIRE, Paulo. Política e educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FUCK, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos: relato de uma experiência construtivista. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GISI, Maria Lourdes; MARTINS, Pura Lucia Oliver; ROMANOWSKI, Joana Paulin. O estágio nos cursos de licenciatura. In: Romilda Teodora Ens, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Marilda Aparecida Behrens (org.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009.

HESS, Remi. O momento do diário de pesquisa na educação. In: Ambiente & Educação, Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande, v. 14, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 13. ed. São Paulo: LOYOLA, 1995.

MELO, Renata José de; NUNES, Simara Maria Tavares; ADAMS, Fernanda Welter. O perfil dos formandos da primeira turma em educação do campo da UFG/RC. SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Anais [...]. Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. In: Pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. SP: HUCITEC/ RJ: ABRASCO, 1993.

MAFUANI, Francisco Alberto. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino Superior de Bauru, 2011.

MEDEIROS, Normândia de Farias Mesquita; SOARES, Maria Cleonei de; SILVA, Hemaúse Emanuele da. Desafios e possibilidades no estágio supervisionado na educação de jovens e adultos. Revista Includere, 2017.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2007.

MOYSÉS, Lucia. O desafio de saber ensinar. 9. ed. Campinas: Papirus, 2001.

NASCIMENTO, Sandra Mara do. Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire. Monografia (Especialização) - PARANÁ, 2013.

NEVES, Mateus Santos; MELLO, Heloisa de. Reflexões da vivência no estágio supervisionado na modalidade educacional EJA (Educação de Jovens e Adultos). In: PORTELA, Keyla Christina Almeida; SCHUMACHER, Alexandre José. Produção científica e experiências exitosas na educação brasileira. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019.

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; CUNHA, Vera Lucia. O estágio supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia, ano V, n. 14, 2006.

PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz. 1990.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS FILHO, Aguinaldo Pedro. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes, 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/2010/01/04/o-estagio-supervisionado-e-sua-importancia-na-formacao-docente/. Acesso em: 05 mar. 2021.

SILVA , Cristiano Pereira da; SILVA, Tatiana Gonçalves Lima da. Agroecologia e Educação no Campo: Influências da Agricultura Familiar. UNICIÊNCIAS, v. 23, n. 2, p. 121-126, 2019.

SOUSA, Ana Cléa Gomes de Sousa; BARROCAS, Amélia Landin; CAVALCANTE, Elizabeth Araújo; MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE. Anais [...]–. 2013.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Catalão: Unidade Acadêmica Especial de Educação., 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-01

Como Citar

Adams, F. W., Melo, R. J. de, & Nunes, S. M. T. (2021). A importância do estágio para a formação inicial docente sob a ótica de licenciandos em educação do campo. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–19, e31985. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31985

Edição

Seção

Pesquisa aplicada