A importância do estágio para a formação inicial docente sob a ótica de licenciandos em educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31985Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, Formação Inicial Docente, Educação do Campo, Educação de Jovens e AdultosResumo
O Estágio tem grande importância na formação inicial docente, uma vez que permite o contato direto dos licenciandos com a realidade escolar, levando estes professores em formação inicial a vivenciarem o processo de ensino e aprendizagem sob a ótica docente. Dessa forma, objetiva-se relatar a vivência de licenciandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Catalão (EDUCampo/UFCAT) em um estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando-se refletir sobre a importância desta etapa na formação inicial dos licenciandos envolvidos. Esta análise se pauta em uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a entrevista com um professor da escola (preceptor). Por meio da análise dos dados, observou-se que a formação de alguns dos docentes desta escola não era específica para a área em que estavam atuando e que os docentes não vêm tendo acesso a uma formação continuada. As observações trouxeram uma nova percepção em relação às especificidades de uma EJA, oportunizando conhecer melhor essa modalidade de ensino, portanto enriquecendo a bagagem como futuros professores e possibilitando que se pautasse a elaboração de uma sequência didática mais contextualizada com a realidade dos alunos da escola campo. Assim, percebe-se que para uma atuação docente que garanta uma aprendizagem plena e crítica, é necessário se conhecer a realidade do alunado.
Downloads
Referências
ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tava res. Percepções de pibidianos após a elaboração de suas primeiras aulas: o programa tem cumprido seus objetivos. Revista Iluminart, v. 17, 2019. Disponível em: http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/349/328. Acesso em: 05 mar. 2021.
ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; SANTOS, Dayane Graciele dos; NUNES, Simara Maria Tavares. O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1-19, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2887/922. Acesso em: 05 mar. 2021.
ARAÚJO, Laura Filomena Santos de; DOLINA, Janderléia Valéria; PETEAN, Elen; MUSQUIM, Cleciene dos Anjos; BELLATO, Roseney; LUCIETTO, Grasiele Cristina. Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, Vitória, Espírito Santo, p. 53-61, jul./set. 2013.
ARRUDA, M. Maria da Conceição Calmon; OLVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Consideração sobre a educação do campo. SOLETRAS – Revista do Departamento de Letras da FFP/UERJ, v. 1, n. 24, p. 357-372, 2012.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2002a.
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. 2002b.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.
CENPEC - Centro de Pesquisas para Educação e Cultura. Raízes e Asas. São Paulo: CENPEC, 1994.
FERNANDEZ, Cleoni Maria Barboza; SILVEIRA, Denise Nascimento da. Formação inicial de professores: desafios do estágio curricular supervisionado e territorialidades na licenciatura. In: 30ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2007, Caxambu. Anais [...].
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FUCK, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos: relato de uma experiência construtivista. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GISI, Maria Lourdes; MARTINS, Pura Lucia Oliver; ROMANOWSKI, Joana Paulin. O estágio nos cursos de licenciatura. In: Romilda Teodora Ens, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Marilda Aparecida Behrens (org.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009.
HESS, Remi. O momento do diário de pesquisa na educação. In: Ambiente & Educação, Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande, v. 14, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 13. ed. São Paulo: LOYOLA, 1995.
MELO, Renata José de; NUNES, Simara Maria Tavares; ADAMS, Fernanda Welter. O perfil dos formandos da primeira turma em educação do campo da UFG/RC. SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Anais [...]. Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. In: Pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. SP: HUCITEC/ RJ: ABRASCO, 1993.
MAFUANI, Francisco Alberto. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino Superior de Bauru, 2011.
MEDEIROS, Normândia de Farias Mesquita; SOARES, Maria Cleonei de; SILVA, Hemaúse Emanuele da. Desafios e possibilidades no estágio supervisionado na educação de jovens e adultos. Revista Includere, 2017.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2007.
MOYSÉS, Lucia. O desafio de saber ensinar. 9. ed. Campinas: Papirus, 2001.
NASCIMENTO, Sandra Mara do. Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire. Monografia (Especialização) - PARANÁ, 2013.
NEVES, Mateus Santos; MELLO, Heloisa de. Reflexões da vivência no estágio supervisionado na modalidade educacional EJA (Educação de Jovens e Adultos). In: PORTELA, Keyla Christina Almeida; SCHUMACHER, Alexandre José. Produção científica e experiências exitosas na educação brasileira. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019.
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; CUNHA, Vera Lucia. O estágio supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia, ano V, n. 14, 2006.
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz. 1990.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
SANTOS FILHO, Aguinaldo Pedro. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes, 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/2010/01/04/o-estagio-supervisionado-e-sua-importancia-na-formacao-docente/. Acesso em: 05 mar. 2021.
SILVA , Cristiano Pereira da; SILVA, Tatiana Gonçalves Lima da. Agroecologia e Educação no Campo: Influências da Agricultura Familiar. UNICIÊNCIAS, v. 23, n. 2, p. 121-126, 2019.
SOUSA, Ana Cléa Gomes de Sousa; BARROCAS, Amélia Landin; CAVALCANTE, Elizabeth Araújo; MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE. Anais [...]–. 2013.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Catalão: Unidade Acadêmica Especial de Educação., 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renata José de Melo, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.