Formação docente e inclusão educacional

reflexões sobre breve formação continuada no âmbito das neurociências

Autores

  • Stela Marques Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7810-1977

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31856

Palavras-chave:

Formação docente, Neurociências, Inclusão educacional

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre inclusão e formação docente. Apresenta ainda os resultados de um breve estudo desenvolvido numa escola pública do Ensino Fundamental, onde foram implementadas seis oficinas de 4 horas sobre cérebro nos âmbitos da deficiência (física, auditiva, visual, intelectual), Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades. Oficinas foram projetadas para dar formação a professores e assistentes de apoio e tiveram a colaboração de estudantes de Medicina do Projeto NeuroEduca. Os temas foram discutidos na ótica neurocientífica e no processamento da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais. Cerca de 15 educadores participaram nas oficinas, avaliadas como valiosas e inéditas, apesar da duração reduzida. Foi uma oportunidade para refletir sobre práticas e educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Stela Marques, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Licenciada em Pedagogia e ensino de Português/Inglês (ESECS, Portugal). Especialista em Neurociência e Educação: bases neurofisiológicas do aprendizado (IEC, PUC-MG). Mestre em Educação Especial (NCL, UK). Doutora em Educação (NCL, UK). Pós-Doutora em Educação (UFMG). Pós-Doutora em Educação (ESECS, Portugal). Professora Adjunta IV do Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Educação da PUC Minas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7281575262099939

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Publicado

2021-10-10

Como Citar

Marques, S. (2021). Formação docente e inclusão educacional: reflexões sobre breve formação continuada no âmbito das neurociências. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–18, e31856. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31856

Edição

Seção

Pesquisa aplicada