Formação docente e inclusão educacional
reflexões sobre breve formação continuada no âmbito das neurociências
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31856Palavras-chave:
Formação docente, Neurociências, Inclusão educacionalResumo
Este texto apresenta reflexões sobre inclusão e formação docente. Apresenta ainda os resultados de um breve estudo desenvolvido numa escola pública do Ensino Fundamental, onde foram implementadas seis oficinas de 4 horas sobre cérebro nos âmbitos da deficiência (física, auditiva, visual, intelectual), Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades. Oficinas foram projetadas para dar formação a professores e assistentes de apoio e tiveram a colaboração de estudantes de Medicina do Projeto NeuroEduca. Os temas foram discutidos na ótica neurocientífica e no processamento da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais. Cerca de 15 educadores participaram nas oficinas, avaliadas como valiosas e inéditas, apesar da duração reduzida. Foi uma oportunidade para refletir sobre práticas e educação inclusiva.
Downloads
Referências
ADEY, Phillip; SHAYER, Michael. Really raising standards: cognitive intervention and academic achievement. London: Routledge, 1994.
BERLUCCHI, Giovanni; BUCHTEL, Henry. Neuronal plasticity: historical roots and evolution of meaning. Experimental Brain Research. v. 192, p. 307-319, jan. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00221-008-1611-6. Acesso em: 13 maio 2019.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Índice elaborado por Edson Seda. Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 1990.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 de jul. 1990.
BRASIL. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.
CARVALHO, Ana Cláudia Silva; TEIXEIRA, Selena; NEGREIROS, Fauston. Entre o discurso e a ação: a inclusão escolar sob a ótica dos professores do Piauí. In: Anais da Semana da Pesquisa Científica, n. 8, Teresina, 2010.
COLE, Ted. The history of special education. British Journal of Special Education, v. 17, n. 3, p. 101-08, 1990.
COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
EWALD, François. Foucault, a norma e o direito. 2ª ed. Lisboa: Vega, 2000.
FLAVELL, John. Metacognitive aspects of problem-solving. In: RESNICK, Lauren (Ed.). The nature of intelligence. Hillsdale, NJ: Erlbaum Assoc, p. 231-235, 1976.
FORREST-PRESSLEY, Donna-Lynn; MACKINNON, George; WALLER, Thomas Gary. Metacognition, cognition, and human performance. Orlando: Academic Press. 1985.
HOWEY, Kenneth. Six major functions of staff development: an expanded imperative. Journal of Teacher Education, v. 36, n. 1, p. 58-64, 2009.
LEONARDO, Nilza; BRAY, Cristiane; ROSSATO, Solange. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.15, n.2, maio-ago., p. 289-306, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alterntiva, 2004.
LOCKMANN, Kamila. Medicina e inclusão escolar: estratégias biopolíticas de gerenciamento do risco. In: FABRIS, Elí Henn; KLEIN, Rejane Ramos (orgs.). Inclusão e biopolítica. São Paulo: Autêntica Editora, p. 129‐146, 2013.
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 1, p. 147‐166, 2010.
MARZANO, Robert. Cognitive, metacognitive, and conative considerations in classroom assessment. In: LAMBERT, Nadine; MCCOMBS, Barbara (Eds.). How students learn: reforming schools through learner-centered education. Washington, DC: American Psychological Association, p. 241-266, 1998.
NÓVOA, Antônio (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
OECD - ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Understanding the brain: towards a new learning science. Paris: OECD Publications Service, 2002.
OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves de. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. 147 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Uberaba, Uberaba, 2011. Disponível em: https://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000205300.pdf Acesso em: 3 abr. 2018.
RATO, Joana Rodrigues; CASTRO-CALDAS, Alexandre. Neurociências e educação: realidade ou ficção? Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de fevereiro de 2010.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora. 2010.
STERNBERG, Robert. Beyond IQ: A triarchic theory of intelligence. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: Espanha, 1994.
WAGNER, Richard. Practical intelligence. In: STERNBERG, Robert (Ed.). Handbook of intelligence. New York: Cambridge University Press, p. 380-395, 2000.
ZARO, Milton Antônio; ROSAT, Renata Menezes; MEIRELES, Luis Otoni Ribeiro; SPINDOLA, Marilda; AZEVEDO, Ana Maria Ponzio de; BONINI-ROCHA, Ana Clara; TIMM, Maria Isabel. Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Ciência & Cognição: Revista interdisciplinar de estudos da cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p.199- 210, 2010.