Oficinas educativas como metodologia no processo ensino-aprendizagem

construção e práticas

Autores

  • Marcia de Medeiros Aguiar Centro Universitário Carioca, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8276-5274
  • Arthur Pedro Morais da Silva Centro Universitário Carioca, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1655-090X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31842

Palavras-chave:

Educação popular, Oficinas educativas, Metodologia

Resumo

Este trabalho teve como objeto de estudo a educação popular e as oficinas educativas como metodologia de ensino-aprendizagem, descrevendo-as desde a sua construção até a prática, objetivando, assim, apresentar o modelo metodológico das oficinas pautado em perspectivas freireanas e analisado a partir do ponto de vista histórico-ideológico da trajetória da educação popular no Brasil. A análise sobre o relato de experiência do autor em conjunto com o Coletivo Raiz Popular é a ferramenta de discussão do tema em conjunto com os saberes levantados por autores de grande relevância acadêmica, como Paulo Freire, Vygotsky, entre outros. A conclusão aponta para a metodologia como ferramenta de educação libertadora, proponente do diálogo como dispositivo fundamental da metodologia, relações horizontais e busca da consciência crítica dos ativos envolvidos.

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Biografia do Autor

Marcia de Medeiros Aguiar, Centro Universitário Carioca, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado(a) em Pedagogia (UFRJ). MBA em Gestão Universitária (UniCarioca). Mestre(a) em Tecnologia (CEFET/RJ). Professor(a) do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Carioca
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8967731678524841.

Arthur Pedro Morais da Silva, Centro Universitário Carioca, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado em Pedagogia (UniCarioca).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9840732719364960.

Referências

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Aguiar, M. de M., & Silva, A. P. M. da. (2021). Oficinas educativas como metodologia no processo ensino-aprendizagem: construção e práticas. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–13, e31842. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31842

Edição

Seção

Pesquisa aplicada