Oficinas educativas como metodologia no processo ensino-aprendizagem
construção e práticas
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31842Palavras-chave:
Educação popular, Oficinas educativas, MetodologiaResumo
Este trabalho teve como objeto de estudo a educação popular e as oficinas educativas como metodologia de ensino-aprendizagem, descrevendo-as desde a sua construção até a prática, objetivando, assim, apresentar o modelo metodológico das oficinas pautado em perspectivas freireanas e analisado a partir do ponto de vista histórico-ideológico da trajetória da educação popular no Brasil. A análise sobre o relato de experiência do autor em conjunto com o Coletivo Raiz Popular é a ferramenta de discussão do tema em conjunto com os saberes levantados por autores de grande relevância acadêmica, como Paulo Freire, Vygotsky, entre outros. A conclusão aponta para a metodologia como ferramenta de educação libertadora, proponente do diálogo como dispositivo fundamental da metodologia, relações horizontais e busca da consciência crítica dos ativos envolvidos.
Downloads
Referências
CANDAU, Vera Maria. Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. Rio de Janeiro: Novameria/PUC-Rio, 1999. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdfAcesso em: 18 fev. 2020.
FIGUERÊDO, Maria do Amparo Caetano de; NASCIMENTO, Elisângela de Souza; SILVA, José Roberto; SOUZA, Viviane de. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Revista Eletrônica Extensão Cidadã, João Pessoa, v. 2, p. 1-12, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/extensaocidada/article/viewFile/1349/1022. Acesso em: 5 fev. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GROPPO, Luís Antonio; COUTINHO, Suzana Costa. A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 40, p. 129-143. maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=3934&path%5B%5D=3271. Acesso em: 08 ago. 2019.
MARQUES, Luciana Pacheco; MARQUES, Carlos Alberto. Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre educação. In: 29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Rio de Janeiro, n. 29, p. 1-14. 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/dialogando-com-paulo-freire-e-vygotsky-sobre-educacao. Acesso em: 03 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcia de Medeiros Aguiar, Arthur Pedro Morais da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.