Prática de Modelagem Matemática nos anos iniciais
um olhar para o processo de formação
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31742Palavras-chave:
Formação de professores, Modelagem Matemática, Anos iniciaisResumo
As interpretações evidenciadas neste artigo emergem da investigação acerca da formação continuada de professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática. Neste ínterim buscamos investigar como uma professora dos anos iniciais participante de um grupo colaborativo lida com atividades de Modelagem Matemática em três etapas de formação – planejamento, ação e reflexão. A partir dos dados coletados analisamos, por meio da metodologia de análise de dados, árvore de associação de ideias (SPINK, 2010, 2013), interpretações que revelaram ações da professora que junto ao modelo de formação apresentaram indícios de práticas consideradas tradicionalistas, mas em que, ao longo dos encontros, um movimento de ruptura com o modelo tradicional de ensino da Matemática foi instaurado, dando espaço a uma disposição à adoção da Modelagem Matemática em suas práticas de sala de aula.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. M. W. DE; SILVA, K. A. P; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: contexto, 2012.
ALMEIDA, L. M. W. DE; TORTOLA, E.; MERLI, R. F. Modelagem Matemática – com o que estamos lidando: modelos diferentes ou linguagens diferentes? Revista Acta Scientiae. Canoas-RS. v. 14, n. 2. p. 200-214, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/230 . Acesso em: 14 jan. 2021.
ALMEIDA, L. M. W. DE; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. (orgs). Modelagem Matemática em foco. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA; 2014. p. 1-21.
ALMEIDA, L. W. DE; FERRUZI, E. C. Uma aproximação socioepistemológica para a Modelagem Matemática. Alexandria, v. 2, n. 2, p. 117-134. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37952 . Acesso em: 14 jan. 2021.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nos anos iniciais do ensino fundamental: ciências e matemática. São Paulo: Contexto, 2019.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Área da Matemática. p. 165-295. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 14 jan. 2021.
BURAK, D.; KAVIATKOVSKI, M. A. C. Considerações sobre a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs). Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014. p. 51-62.
BURAK, D.; KAVIATKOVSKI, M. A. C. Modelagem Matemática na formação de conceitos e construção dos conteúdos matemáticos na Educação Infantil. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – EPMEM. Anais [...]. Londrina-PR, 2016.
FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. S. Constituição da práxis docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 501-521, maio 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2020000200501 . Acesso em: 14 jan. 2021.
GOMES, J. C. S. P. Professoras dos Anos Iniciais em Práticas de Modelagem Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3901 . Acesso em: 14 jan. 2021.
GOMES, J. C. S. P.; SILVA, K. A. P.; DALTO, J. O. Professoras dos Anos Iniciais em uma experiência com Modelagem Matemática. Zetetiké, v. 27, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651829. Acesso em: 14 jan. 2021.
MACHADO, S. R. C. Oficinas de formação de professores das séries iniciais sob a perspectiva da Modelagem Matemática: Um novo olhar sobre a Educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação científica e tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
MALHEIROS, A. P. S. Possibilidades da Modelagem Matemática na formação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs.). Modelagem matemática nos Anos Iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014. p. 25-36.
MUTTI, G. S. L. Práticas pedagógicas de professores da Educação Matemática num contexto de formação continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2016. Dissertação (mestrado em ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/ . Acesso em: 14 jan. 2021.
OLIVEIRA, W. P.; KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática: uma hermenêutica dos relatórios do GT 10 – Modelagem Matemática da SBEM. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 167-186, 2017.
SILVA, V. S.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões e apologia aos seus usos. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs.). Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014.. p. 7-24.
SMITH, M. S. Practice - based professional development for teachers of mathematics. Reston. In: National Council of Teachers of Mathematics. Universidade de Michigan, 2001.
SOUZA, E.; LUNA, A. V. A. Modelagem matemática nos Anos Iniciais: pesquisas, práticas e formação de professores. Revemat: revista eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 9, p. 57-73, jul. 2014.
SPINK, M. J. Linguagem e produção de sentidos no cotidiano. Rio de janeiro: Centro Edelstein de pesquisas sociais, 2010. 72 p. Disponível em: http://books.scielo.org/ . Acesso em: 14 jan. 2021.
SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Ed. Virtual. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013. p. 22-41.
STEIN, M. K.; ENGLE, R. A.; SMITH, M. S.; HUGHES, E. K. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.
TAMBARUSSI, C. M. A Formação de Professores em Modelagem Matemática: Considerações a partir de Professores Egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - PDE. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Nível de Mestrado/PPGE, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
TORTOLA, E. Configurações de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000209937 . Acesso em: 14 jan. 2021.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. DE. Um olhar sobre os usos da linguagem por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em atividades de Modelagem Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática-RPEM, Campo Mourão, v. 5, n. 8, p. 83-105. jan./jun. 2016. Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1227 . Acesso em: 14 jan. 2021.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. DE. Reflexões a respeito do uso da Modelagem Matemática em aulas nos anos inicias do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 237, p. 619-642, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n237/a14v94n237.pdf . Acesso em: 14 jan. 2021.
VAN ES, E. A.; SHERIN, M. G. Mathematics teachers’ “learning to notice” in the context of a video club. Teaching and Teacher Education, v. 24, n. 2, p. 244-276, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joice Caroline Sander Pierobon Gomes, Karina Alessandra Pessoa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.