Prática de Modelagem Matemática nos anos iniciais

um olhar para o processo de formação

Autores

  • Joice Caroline Pierobon Gomes Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8697-9827
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, Londrina, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1766-137X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31742

Palavras-chave:

Formação de professores, Modelagem Matemática, Anos iniciais

Resumo

As interpretações evidenciadas neste artigo emergem da investigação acerca da formação continuada de professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática. Neste ínterim buscamos investigar como uma professora dos anos iniciais participante de um grupo colaborativo lida com atividades de Modelagem Matemática em três etapas de formação – planejamento, ação e reflexão. A partir dos dados coletados analisamos, por meio da metodologia de análise de dados, árvore de associação de ideias (SPINK, 2010, 2013), interpretações que revelaram ações da professora que junto ao modelo de formação apresentaram indícios de práticas consideradas tradicionalistas, mas em que, ao longo dos encontros, um movimento de ruptura com o modelo tradicional de ensino da Matemática foi instaurado, dando espaço a uma disposição à adoção da Modelagem Matemática em suas práticas de sala de aula.

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Biografia do Autor

Joice Caroline Pierobon Gomes, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, Paraná, Brasil

Graduada em Matemática pela Faculdade de Apucarana (FAP). Mestrado Profissional em Educação matemática (UTFPR). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora dos Anos finais do Ensino Fundamental da rede particular de ensino, atuando nos temas de pesquisa, Modelagem Matemática e Formação
de Professores em Modelagem Matemática.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0242949339246892

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, Londrina, Paraná, Brasil

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática (UEL). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora Classe Associado Nível 1 do Departamento Acadêmico de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR, atuando nos temas Modelagem Matemática, Formação de Professores em Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4960826662569812

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Gomes, J. C. P., & Silva, K. A. P. da . (2021). Prática de Modelagem Matemática nos anos iniciais: um olhar para o processo de formação. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–23, e31742. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31742

Edição

Seção

Pesquisa aplicada