Mathematical Modeling practice in the early years

a look at the training process

Authors

  • Joice Caroline Pierobon Gomes Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8697-9827
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, Londrina, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1766-137X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31742

Keywords:

Teacher training, Mathematical Modeling, Early Years

Abstract

The interpretations evidenced in this article emerge from the investigation about the continuing education of teachers of the Early Years in Mathematical Modeling. In the meantime, we seek to investigate how a teacher from the Early Years participating in a collaborative group deals with Mathematical Modeling activities in three stages of training - planning, action and reflection. Based on the collected data, we analyzed through the data analysis methodology, tree of association ideas (SPINK, 2010, 2013), interpretations that revealed the teacher’s actions that along with the training model showed signs of practices considered traditional, but that throughout During the meetings, a break with the traditional model of mathematics teaching was initiated, giving space to a willingness to adopt Mathematical Modeling in their classroom practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joice Caroline Pierobon Gomes, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, Paraná, Brasil

Graduada em Matemática pela Faculdade de Apucarana (FAP). Mestrado Profissional em Educação matemática (UTFPR). Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora dos Anos finais do Ensino Fundamental da rede particular de ensino, atuando nos temas de pesquisa, Modelagem Matemática e Formação
de Professores em Modelagem Matemática.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0242949339246892

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, Londrina, Paraná, Brasil

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática (UEL). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora Classe Associado Nível 1 do Departamento Acadêmico de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR, atuando nos temas Modelagem Matemática, Formação de Professores em Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4960826662569812

References

ALMEIDA, L. M. W. DE; SILVA, K. A. P; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: contexto, 2012.

ALMEIDA, L. M. W. DE; TORTOLA, E.; MERLI, R. F. Modelagem Matemática – com o que estamos lidando: modelos diferentes ou linguagens diferentes? Revista Acta Scientiae. Canoas-RS. v. 14, n. 2. p. 200-214, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/230 . Acesso em: 14 jan. 2021.

ALMEIDA, L. M. W. DE; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. (orgs). Modelagem Matemática em foco. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA; 2014. p. 1-21.

ALMEIDA, L. W. DE; FERRUZI, E. C. Uma aproximação socioepistemológica para a Modelagem Matemática. Alexandria, v. 2, n. 2, p. 117-134. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37952 . Acesso em: 14 jan. 2021.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nos anos iniciais do ensino fundamental: ciências e matemática. São Paulo: Contexto, 2019.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Área da Matemática. p. 165-295. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 14 jan. 2021.

BURAK, D.; KAVIATKOVSKI, M. A. C. Considerações sobre a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs). Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014. p. 51-62.

BURAK, D.; KAVIATKOVSKI, M. A. C. Modelagem Matemática na formação de conceitos e construção dos conteúdos matemáticos na Educação Infantil. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – EPMEM. Anais [...]. Londrina-PR, 2016.

FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. S. Constituição da práxis docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 501-521, maio 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2020000200501 . Acesso em: 14 jan. 2021.

GOMES, J. C. S. P. Professoras dos Anos Iniciais em Práticas de Modelagem Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3901 . Acesso em: 14 jan. 2021.

GOMES, J. C. S. P.; SILVA, K. A. P.; DALTO, J. O. Professoras dos Anos Iniciais em uma experiência com Modelagem Matemática. Zetetiké, v. 27, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651829. Acesso em: 14 jan. 2021.

MACHADO, S. R. C. Oficinas de formação de professores das séries iniciais sob a perspectiva da Modelagem Matemática: Um novo olhar sobre a Educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação científica e tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MALHEIROS, A. P. S. Possibilidades da Modelagem Matemática na formação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs.). Modelagem matemática nos Anos Iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014. p. 25-36.

MUTTI, G. S. L. Práticas pedagógicas de professores da Educação Matemática num contexto de formação continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2016. Dissertação (mestrado em ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/ . Acesso em: 14 jan. 2021.

OLIVEIRA, W. P.; KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática: uma hermenêutica dos relatórios do GT 10 – Modelagem Matemática da SBEM. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 167-186, 2017.

SILVA, V. S.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: reflexões e apologia aos seus usos. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs.). Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014.. p. 7-24.

SMITH, M. S. Practice - based professional development for teachers of mathematics. Reston. In: National Council of Teachers of Mathematics. Universidade de Michigan, 2001.

SOUZA, E.; LUNA, A. V. A. Modelagem matemática nos Anos Iniciais: pesquisas, práticas e formação de professores. Revemat: revista eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 9, p. 57-73, jul. 2014.

SPINK, M. J. Linguagem e produção de sentidos no cotidiano. Rio de janeiro: Centro Edelstein de pesquisas sociais, 2010. 72 p. Disponível em: http://books.scielo.org/ . Acesso em: 14 jan. 2021.

SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Ed. Virtual. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013. p. 22-41.

STEIN, M. K.; ENGLE, R. A.; SMITH, M. S.; HUGHES, E. K. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.

TAMBARUSSI, C. M. A Formação de Professores em Modelagem Matemática: Considerações a partir de Professores Egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - PDE. 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Nível de Mestrado/PPGE, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.

TORTOLA, E. Configurações de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000209937 . Acesso em: 14 jan. 2021.

TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. DE. Um olhar sobre os usos da linguagem por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em atividades de Modelagem Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática-RPEM, Campo Mourão, v. 5, n. 8, p. 83-105. jan./jun. 2016. Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/1227 . Acesso em: 14 jan. 2021.

TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. DE. Reflexões a respeito do uso da Modelagem Matemática em aulas nos anos inicias do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 237, p. 619-642, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n237/a14v94n237.pdf . Acesso em: 14 jan. 2021.

VAN ES, E. A.; SHERIN, M. G. Mathematics teachers’ “learning to notice” in the context of a video club. Teaching and Teacher Education, v. 24, n. 2, p. 244-276, 2010.

Published

2021-08-01

How to Cite

Gomes, J. C. P., & Silva, K. A. P. da . (2021). Mathematical Modeling practice in the early years: a look at the training process. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–23, e31742. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31742

Issue

Section

Applied research