Educação a distância e qualidade do ensino

uma análise quantitativa

Autores

  • Anderson do Espírito Santo da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Pedagogia Bilíngue (INES), São João de Meriti, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0062-0827
  • Pedro Ivo Camacho Alves Salvador Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3093-263X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31691

Palavras-chave:

Educação a distância, Análise quantitativa, Pesquisa educacional, Gestão educacional

Resumo

O presente trabalho, realizado em período de pré-pandemia do COVID-19, aborda a modalidade Educação a Distância, de modo a enfatizar a sua qualidade de ensino. Para tanto, a referência utilizada para observar esse aspecto é a análise das respostas de 95 professores, de distintas redes de atuação, os quais, por meio de questionário, responderam a questionamentos pertinentes ao uso e à influência dessa modalidade de ensino em suas rotinas pedagógicas. A referida pesquisa tem como base epistemológica, para tal finalidade, a abordagem cartesiana-quantitativa para se fazer o levantamento de dados, e, por meio da análise estatística, entender essa incidência investigatória. A proposta do presente estudo objetiva, além disso, trazer à tona a influência da tecnologia na educação de forma geral, visando, por meio desta, ampliar um diálogo integrador e estável com todos os pesquisadores interessados na área.

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Biografia do Autor

Anderson do Espírito Santo da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Pedagogia Bilíngue (INES), São João de Meriti, Rio de Janeiro, Brasil

Graduado em Tecnologia em Informática (ABEU Centro Universitário). Graduado em Licenciatura em Informática pela Universidade Cândido Mendes (2008). Especialista em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais pela UFRJ. Mediador a distância, CECIERJ. Técnico em Assuntos Educacionais, UFRJ. Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Tutor do Curso de Graduação a Distância em Pedagogia Bilíngue, INES.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9933193031091306.

Pedro Ivo Camacho Alves Salvador, Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduado em Economia pela EPGE-FGV. Mestre e Doutor em Economia pelo CAEN-UFC. Pós-doutor em Finanças pela EESP-FGV. Professor visitante do CECS-UFABC. Autor de livros na área de educação e avaliação de políticas públicas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2888095739324132.

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

Silva, A. do E. S. da, & Salvador, P. I. C. A. (2021). Educação a distância e qualidade do ensino: uma análise quantitativa. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–19, e31691. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31691

Edição

Seção

Pesquisa aplicada