Sobre a Revista

Homa Publica - Revista Internacional de Direitos Humanos e Empresas é um periódico com uma publicação contínua anual, meio de divulgação cientifica do campo "Direitos Humanos e Empresa", criado pelo Homa - Centro de Direitos Humanos e Empresas da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora.


O foco da revista é o campo de "Direitos Humanos e Empresas", na área de Direito, estando aberta também para contribuições relevantes de outras áreas das Ciências Humanas. A revista publica artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente.

Abaixo, alguns exemplos de temas relacionados direta e indiretamente (rol não-taxativo) com o tema Direitos Humanos e Empresas:

A revista tem a missão de promover o enriquecimento do debate acadêmico no campo de "Direitos Humanos e Empresas", além de servir como meio de divulgação a um público mais amplo. Pauta-se pela avaliação anônima e criteriosa para atingir tal objetivo, garantindo a maior neutralidade possível dos pareceres e a seleção de textos de qualidade sobre a temática. Dessa forma, não restringe teórica ou metodologicamente as propostas, garantindo isonomia nas apreciações.

Para informações sobre os requisitos dos autores e as possibilidades de colaboração, ver as instruções constantes no item Submissões. Em função da demanda de contribuições recebidas, a decisão final em relação aos textos publicados caberá sempre aos Editores.

Processo de submissão, processamento e publicação de artigos

Todo o processo editorial ocorre por meio da plataforma OJS/SEER, que foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da University British Columbia (http://pkp.sfu.ca/ojs/). O OJS permite um aumento da leitura e citação do trabalho dos autores, além de facilitar o processo editorial e a indexação dos trabalhos.

O processo editorial do periódico consiste nas seguintes etapas: Submissão > Análise prévia do Editor responsável do respeito às normas de publicação e à política editorial (desk review) > Avaliação Duplo Cega pelos Pares (double blind peer-review) > Decisão editorial pelo Editor responsável (podem ser solicitadas modificações obrigatórias ao autor para a aceitação do trabalho) > Revisão de Texto > Diagramação > Publicação.

A chamada de artigos para a publicação no periódico Homa Publica – Revista Internacional de Direitos Humanos e Empresas encontra-se permanentemente aberta; trabalhos podem ser enviados para análise e possível publicação a qualquer tempo.

Atualmente a revista adota o sistema de Publicação Contínua. Os artigos aprovados e editados serão imediatamente publicados em um volume exclusivo que ficará aberto durante todo o ano.  Essa nova política editorial segue a tendência mundial em divulgação científica, favorecendo o leitor e o autor, que não precisarão mais aguardar o fechamento do número para terem acesso às publicações.

Não é exigido nenhum custo aos autores para a submissão, processamento e publicação dos trabalhos.

Processo de Avaliação pelos Pares (Double Blind review)

Todos os manuscritos enviados ao periódico, serão submetidos a revisão editorial. Os artigos encaminhados para publicação é submetido ao processo de desk review (avaliação prévia do editor). Após esse processo, os artigos são avaliados por pares (double blind review), por no mínimo 02 revisores, com elevado grau de expertise no assunto abordado. Se o editor receber revisões conflitantes, o artigo poderá ser enviado a um 3º revisor adicional, antes da decisão final do editor responsável. Os artigos aprovados poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

Políticas de Seção

Artigos

A revista aceita artigos nos idiomas português, inglês e espanhol. Estes devem ter caráter inédito e original, e devem atender ao escopo da publicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Publicação de Dossiês temáticos, organizados pela equipe editorial da Revista e por editores especializados convidados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Errata

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Política de Acesso Livre

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que aumentar a visibilidade e o impacto da pesquisa desenvolvida, proporcionando maior democratização mundial do conhecimento. 

Os trabalhos são licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais +
Além disso, todos os arquivos da revista são arquivados em um servidor externo e em seu servidor local.

Conflito de Interesse

Os autores devem indicar ao submeterem o artigo, em campo pr´óprio para a área, se possuem afiliação ou envolvimento com nenhuma organização ou entidade com qualquer interesse financeiro (tais como honorários; bolsa de estudo; participação em agências de palestras; filiação, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias; e depoimentos especializados ou acordos de licenciamento de patentes), ou algum interesse financeiro (tais como relações pessoais ou profissionais) com o material pesquisado no artigo a ser submetido.

Compromisso Ético

O periódico segue as diretrizes éticas e boas práticas produzidas pelo Comittee on Publication Ethics (COPE). Espera-se de todas as partes envolvidas na publicação – autores, editores e pareceristas – o comportamento ético de acordo com os valores do campo científico.

Dos autores

Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho de pesquisa, bem como detalhes suficientes e referências que permitam a replicação dos experimentos.
Afirmações dotadas de fraude ou imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas.
Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
Igualmente, submeter o mesmo manuscrito para mais que uma revista ao mesmo tempo também constitui um comportamento antiético e é inaceitável.
Autores não devem submeter artigos que descrevam substancialmente a mesma pesquisa para mais de um jornal.
O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação.

Dos editores

Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico.
Um editor não deve utilizar de informações não publicadas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso do autor.
Editores devem tomar medidas razoáveis e responsivas no caso de reclamações em relação a um manuscrito submetido ou um artigo publicado.

Dos pareceristas

Cada manuscrito recebido para avaliação deve ser tratado como documento confidencial.
Informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de peer review devem ser mantidas confidenciais e não podem ser utilizadas de forma a obter vantagem pessoal.
Avaliações devem ser conduzidas de forma objetiva, e observações devem ser formuladas claramente com argumentos que às sustentem, de forma que os autores possam utiliza-las para aprimorar seus artigos.
Se um revisor selecionado sentir-se não qualificado para realizar a avaliação ou souber que não poderá realiza-la deve comunicar prontamente ao editor.
Avaliadores não devem aceitar analisar manuscritos com os quais eles possuam qualquer conflito de interesses resultado de relações competitivas, colaborativas, ou relações de outro caráter.

Plágio

O periódico adota na fase de desk review a verificação de plágio por meio de da plataforma Plagium. A identificação de eventual hipótese de plágio em quaquer fase do processo editorial acarretará a imediata desqualificação do trabalho para publicação, sem prejuízo de outras medidas juridicamente cabíveis, podendo haver a despublicação do trabalho já publicado.

Orientações para cadastro de usuários

É de suma importância que os usuários sigam as orientações abaixo durante o preenchimento do perfil. As informações completas facilitam a busca por metadados no sistema. 

  1. No campo “Sobrenome” coloque somente o seu último sobrenome, pois facilitará a recomendação de citação do trabalho;
  2. Preencha seu ORCID e a URL (endereço eletrônico da página) do seu Currículo Lattes. Caso não possua o número ORCID, se cadastre no mesmo através do link  https://orcid.org/.
  3. No campo “papéis”, marque as opções “Leitor” e “Autor”.
  4. Ao final, clicar em “salvar”.

Histórico do periódico

A Homa Publica - Revista Internacional de Direitos Humanos e Empresas foi criada no segundo semestre de 2016 pelo Homa - Centro de Direitos Humanos e Empresas da UFJF como veículo para publicação de trabalhos acadêmicos e divulgação de pesquisas na área de Direitos Humanos e Empresas, de pesquisadores e pesquisadoras brasileiros(as) e internacionais. Inicialmente a revista era impressa e tinha periodicidade semestral com publicações em Janeiro e Julho de cada ano. A partir de 2020, o periódico passou a ser de publicação contínua e periodicidade anual, de modo a melhor se adequar ao modelo de publicação digital e seguir a tendência mundial em divulgação científica, favorecendo o leitor e o autor, que não precisarão mais aguardar o fechamento do número para terem acesso às publicações.

Na Plataforma Sucupira, de acordo com a avaliação Qualis/CAPES (2013-2016), o periódico apresenta as qualificações abaixo. Cumpre ressaltar o nosso esforço em melhorar a avaliação da revista, que foi criada no final de 2016:

Geografia: B5 | Sociologia: B5 | Direito: C | Serviço Social: C

Patrocínio

O periódico é patrocinado, desde a sua criação, pela Fundação Ford.