Vol. 28 No. 1 (2024): Linguística Aplicada: trânsitos sobre Educação Linguística e Formação Docente
Este dossiê celebra os três anos da instituição da Comissão de Linguística Aplicada da ABRALIN, sob coordenação dos dois organizadores dessa edição da Veredas – Revista de Estudos Linguísticos da UFJF. Teve como propósito compor artigos de pesquisas concluídas ou em andamento que compartilham fundamentos epistêmicos transdisciplinares para pensar e propor outros modos de fazer Educação Linguística e Formação Docente em língua primeira ou adicional. Os trânsitos transdisciplinares em Linguística Aplicada podem abarcar campos como Interacionismo Sociodiscursivo, Antropologia da Linguagem, Sociolinguística Interacional, Análise do discurso, Análise da Fala-em-Interação, Estudos de Letramentos, Políticas Linguísticas, Pedagogia Crítica e Decolonial, Didática das Línguas dentre outros. Ao mobilizar tais lentes para produção de inteligibilidade sobre o mundo social, a educação e a linguagem, propusemos reunir trabalhos que considerem a escola, a sala de aula e os textos e discursos mobilizados no ensino de língua(s) como espaços privilegiados para pesquisa e intervenção/participação na produção de saberes e práticas comprometidos com a justiça social. Pesquisas que considerem os problemas produzidos pelo neoliberalismo, racismo, sexismos e ainda os movimentos de migração e refúgio no âmbito da relação entre Linguística Aplicada, Educação Linguística e Formação docente são também discutidas nesta edição.
Organização:
Prof. Dr Alexandre Cadilhe (UFJF)
Prof. Dra. Eulália Leurquin (UFC/CNPq)